Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.contributor.authorGuglielmi, Catarina Migliavaccapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T04:03:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213500pt_BR
dc.description.abstractO setor de educação foi o serviço que mais cresceu em 2019 (IBGE, 2019). Apesar disto, pouco se encontra na literatura a respeito de análise de viabilidade econômico-financeiro neste nicho. Neste contexto, surge a possibilidade das empresas de explorar este novo mercado e a necessidade do desenvolvimento de metodologias para apoio na definição de investimentos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma sistemática para apoiar a decisão de abertura de novas sedes para empresas do setor da educação. Para tal, utiliza-se o estudo de caso de uma empresa já atuante no setor de educação que estuda a possibilidade de abertura de serviço de Ensino Médio, analisando viabilidade, localização e expectativas de faturamento. A metodologia proposta consiste nas seguintes fases: Contexto da Organização, Ambientação, Estudo de Cenários Atuais, Levantamento de Dados Econômicos, Análises Qualitativas e Definição. No estudo de caso, aplicou-se a metodologia para duas cidades, Porto Alegre e Passo Fundo (RS), tendo como resultado a decisão por Porto Alegre.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectExpansão empresarialpt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.titleProposta de sistemática para apoio à análise de viabilidade de projetos de expansão : o caso de uma empresa do ramo da educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117953pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples