Do 'Dia que virá' ao 'Tempo que já é' : a representação do tempo nas letras de canções da MPB e do iê-iê-iê (1965-1967)
Fecha
2009Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A década de 1960, no Brasil, é um período de efervescências políticas, econômicas, sociais e culturais que se intensificavam através de posicionamentos dicotômicos; e é neste panorama que dois gêneros musicais de matrizes estéticas opostas disputaram as atenções do público e os espaços disponíveis nos meios de comunicação entre os anos de 1965 e 1967: MPB e o iê-iê-iê. O presente estudo versa sobre as diferenças e similaridades na representação do tempo expressas nas letras de canções destes do ...
A década de 1960, no Brasil, é um período de efervescências políticas, econômicas, sociais e culturais que se intensificavam através de posicionamentos dicotômicos; e é neste panorama que dois gêneros musicais de matrizes estéticas opostas disputaram as atenções do público e os espaços disponíveis nos meios de comunicação entre os anos de 1965 e 1967: MPB e o iê-iê-iê. O presente estudo versa sobre as diferenças e similaridades na representação do tempo expressas nas letras de canções destes dois estilos, a partir de uma análise comparativa das canções Olê, olá e Quero que vá tudo para o inferno. Em diálogo com as especificidades do período e seus processos de formação estético-ideológicos as canções da MPB caracterizamse pela denúncia social e a crença em um futuro redentor, ao passo que as letras de iê-iê-iê destacam-se pelo individualismo e o imediatismo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37851)Tesinas Historia (796)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License