Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntunes, Carlos Leonardo Bonturimpt_BR
dc.contributor.authorSilvestrin, Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-26T03:36:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213047pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a investigar as realizações poéticas e as formulações teóricas de Manuel Bandeira frente às questões estéticas do verso e da poesia durante sua trajetória. Para tanto, parte-se de uma análise de um conjunto de seus poemas e de uma revisão dos discursos críticos a respeito da sua obra, além das próprias colocações do poeta e ensaísta sobre o seu lugar na historiografia da poesia brasileira. Esse lugar é um terreno aberto, descrito de várias formas por diferentes discursos críticos e, aqui, é nomeado de fenda, termo extraído de Roland Barthes. A trajetória de Bandeira enfrentou, segundo a ótica dessa dissertação, três grandes descontinuidades, termo extraído de Foucault: a do conceito de lirismo, a dos conceitos de verso e a teórica. Como Bandeira lidou com elas, tanto na sua poesia como nos seus ensaios, bem como de que maneira a sua condição de não ter um lugar demarcado dentro de uma corrente literária específica, um lugar na fenda, contribuiu para que se mantivesse aberto aos problemas novos que se colocaram a sua frente é o que esse trabalho quer demonstrar.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes to investigate Manuel Bandeira's poetic achievements and theoretical formulations regarding the aesthetic issues of verse and poetry during his trajectory. To do so, it starts from an analysis of a set of his poems and a review of critical discourses about his work, in addition to the poet's and essayist's own positions on his place in the historiography of Brazilian poetry. This place is an open terrain, described in various ways by different critical discourses and, here, it is called a gap, a term extracted from Roland Barthes. The trajectory of Bandeira faced, according to the perspective of this dissertation, three great discontinuities, a term extracted from Foucault: that of the concept of lyricism, that of the concepts of verse and the theoretical. How Bandeira dealt with them, both in his poetry and in his essays, as well as how his condition of not having a demarcated place within a specific literary current, a place in the gap, contributed to keep him open to new problems who stood in front of you is what this work wants to demonstrate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian poetryen
dc.subjectBandeira, Manuel, 1886-1968 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiterary criticismen
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira : Poesiapt_BR
dc.subjectVersificationen
dc.subjectTeoria literáriapt_BR
dc.subjectLiterary theoryen
dc.subjectManuel Bandeiraen
dc.titleManuel Bandeira, um poeta na fendapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples