Manuel Bandeira, um poeta na fenda
dc.contributor.advisor | Antunes, Carlos Leonardo Bonturim | pt_BR |
dc.contributor.author | Silvestrin, Ricardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-26T03:36:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213047 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se propõe a investigar as realizações poéticas e as formulações teóricas de Manuel Bandeira frente às questões estéticas do verso e da poesia durante sua trajetória. Para tanto, parte-se de uma análise de um conjunto de seus poemas e de uma revisão dos discursos críticos a respeito da sua obra, além das próprias colocações do poeta e ensaísta sobre o seu lugar na historiografia da poesia brasileira. Esse lugar é um terreno aberto, descrito de várias formas por diferentes discursos críticos e, aqui, é nomeado de fenda, termo extraído de Roland Barthes. A trajetória de Bandeira enfrentou, segundo a ótica dessa dissertação, três grandes descontinuidades, termo extraído de Foucault: a do conceito de lirismo, a dos conceitos de verso e a teórica. Como Bandeira lidou com elas, tanto na sua poesia como nos seus ensaios, bem como de que maneira a sua condição de não ter um lugar demarcado dentro de uma corrente literária específica, um lugar na fenda, contribuiu para que se mantivesse aberto aos problemas novos que se colocaram a sua frente é o que esse trabalho quer demonstrar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation proposes to investigate Manuel Bandeira's poetic achievements and theoretical formulations regarding the aesthetic issues of verse and poetry during his trajectory. To do so, it starts from an analysis of a set of his poems and a review of critical discourses about his work, in addition to the poet's and essayist's own positions on his place in the historiography of Brazilian poetry. This place is an open terrain, described in various ways by different critical discourses and, here, it is called a gap, a term extracted from Roland Barthes. The trajectory of Bandeira faced, according to the perspective of this dissertation, three great discontinuities, a term extracted from Foucault: that of the concept of lyricism, that of the concepts of verse and the theoretical. How Bandeira dealt with them, both in his poetry and in his essays, as well as how his condition of not having a demarcated place within a specific literary current, a place in the gap, contributed to keep him open to new problems who stood in front of you is what this work wants to demonstrate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brazilian poetry | en |
dc.subject | Bandeira, Manuel, 1886-1968 : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literary criticism | en |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira : Poesia | pt_BR |
dc.subject | Versification | en |
dc.subject | Teoria literária | pt_BR |
dc.subject | Literary theory | en |
dc.subject | Manuel Bandeira | en |
dc.title | Manuel Bandeira, um poeta na fenda | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001117045 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Linguística, Letras e Artes (2958)Letras (1817)