Experiências juvenis e espaços urbanos : relações a partir do contexto escolar
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa diferentes experiências juvenis, observadas e sistematizadas a partir de contatos e interações, em momentos de docência e pesquisa, com estudantes secundaristas e docentes de uma escola pública estadual, situada em um recorte urbano de Porto Alegre/RS. Considerando que as dinâmicas do espaço escolar congregam diferentes trajetórias e modos específicos de viver a juventude, este estudo privilegia a abordagem em torno das narrativas e práticas de estudantes, jovens, pa ...
O presente trabalho analisa diferentes experiências juvenis, observadas e sistematizadas a partir de contatos e interações, em momentos de docência e pesquisa, com estudantes secundaristas e docentes de uma escola pública estadual, situada em um recorte urbano de Porto Alegre/RS. Considerando que as dinâmicas do espaço escolar congregam diferentes trajetórias e modos específicos de viver a juventude, este estudo privilegia a abordagem em torno das narrativas e práticas de estudantes, jovens, para identificar as suas distintas relações com e nos espaços urbanos e as suas formas de percepção sobre as tensões vivenciadas na cidade, especialmente na dinâmica de violência e desigualdade urbana. Mediante recursos metodológicos qualitativos, baseados na pesquisa documental e no método etnográfico, como a observação participante e a realização de entrevistas, foi possível a sistematização de temáticas que apresentam conexões entre juventudes, escola e espaços urbanos. Assim, a análise das narrativas de jovens e de seus professores revelou formas heterogêneas, estratégicas, criativas e lúdicas de habitar e praticar os espaços urbanos, nem sempre utilizados conforme as planificações urbanísticas e tecnocráticas. Complementarmente, as experiências juvenis transmitiram percepções críticas em torno das tensões vivenciadas em sua mobilidade urbana cotidiana, buscando, através de suas sociabilidades, manejar ou reverter estigmas territoriais associados aos bairros periféricos em que moram e, sobretudo, denunciar a desigual distribuição da violência na cidade através da educação escolar, sugerindo a configuração de modos de lidar, taticamente, com o medo e a insegurança. ...
Abstract
This paper analyses different youth experiences that were observed and systematized from contacts and interactions, in moments of teaching and research, with high school students and teachers of a state public school, situated in an urban context of the Porto Alegre city. Considering that the dynamics of school space bring together different trajectories and specific ways of living the youth, this study emphasizes the approach around the narratives and practices of students, young people, to id ...
This paper analyses different youth experiences that were observed and systematized from contacts and interactions, in moments of teaching and research, with high school students and teachers of a state public school, situated in an urban context of the Porto Alegre city. Considering that the dynamics of school space bring together different trajectories and specific ways of living the youth, this study emphasizes the approach around the narratives and practices of students, young people, to identify their different relationships with and in urban spaces and their perceptions about the tensions experienced in the city, especially in the dynamics of violence and urban inequality. Through qualitative methodological resources, based on documental research and the ethnographic method, such as participant observation and interviews, it was possible to systematize themes with have connections between youths, school and urban spaces. Thus, the analysis of the narratives of young people and their teachers revealed heterogeneous, strategic, creative and playful ways of inhabiting and practicing urban spaces, not always used according to urban and technocratic planning. Complementarily, the youth experiences transmitted critical perceptions about the tensions experienced in their daily urban mobility, seeking, through their sociabilities, manage or reverse territorial stigmas associated with the peripheral neighborhoods in which they live and, above all, denounce the unequal distribution of violence in the city through school education, suggesting the configuration of modes dealing, tactically, with fear and insecurity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (764)
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