Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Marcelo Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-08-07T03:36:46Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212707pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa produções escritas de um grupo de estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública do Rio Grande do Sul, a partir de uma prática de letramento observada em sala de aula de Língua Portuguesa. A pesquisa situa-se teoricamente na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978/2013; 1982; 1985; 2017), recorrendo aos conceitos de padrão esquemático do texto (EGGINS, 2002; ROSE, 2011), de variável de registro campo (HALLIDAY, 1978/2013), de metafunção ideacional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), de práticas de letramento (STREET, 1993/2004), de eventos de letramento (HEATH, 1982/2004), de dispositivo pedagógico (BERNSTEIN, 1990) e da noção de letramento (CHRISTIE; SIMPSON, 2010). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa mista (FLICK, 2013), com dados gerados em sala de aula, incluindo: (i) diário de campo, (ii) questionário, (iv) produção escrita dos participantes e (v) resultado no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), obtido pelos participantes. O tratamento analítico do corpus envolveu: (a) análise do gênero (EGGINS, 2002), que revelou as produções escritas como pertencentes à família do argumentar, ao instanciar a exposição (ROSE, 2011); (b) análise léxico-gramatical, por meio da metafunção ideacional, a qual possibilitou a verificação de construção da variação de registro campo (HALLIDAY, 1978/2013) dos textos. A interpretação dos dados contemplou uma análise êmica da prática de letramento interpretada. Desta maneira, os resultados apontam que a instanciação da exposição no texto se deu pela construção de sentidos verificados, especialmente, pelos processos materiais, mentais e relacionais. A análise da prática de letramento, refletida nos eventos de sala de aula, fortaleceu o princípio de a escola ser a principal agência de letramento para a formação humana integral dos alunos, ao trabalhar com a leitura e a escrita no Ensino Médio. A contribuição desta pesquisa foi a reflexão relativa à educação linguística, principalmente, com a vertente de estudos sobre o letramento relacionado à perspectiva sistêmica de interpretação da língua e do texto.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes written productions of a group of high school students, in a public school in Rio Grande do Sul, from a literacy practice observed in the Portuguese language classroom. The research is theoretically situated in Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY,1978/2013; 1982; 1985; 2017), using the concepts of schematic structure of the text (EGGINS, 2002; ROSE, 2011), field register variable (HALLIDAY,1978/2013), ideational metafunction (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), literacy practices (STREET, 1993/2004), literacy events (HEATH,1982/2004), pedagogical device (BERNSTEIN, 1990) and the notion of literacy (CHRISTIE; SIMPSON, 2010). Methodologically, it is a mixed method research (FLICK, 2013), with data generated in the classroom, including: (i) field diary, (ii) survey (iv) written production of the participants and (v) their results in the Rio Grande do Sul School Performance Assessment (SAERS), obtained by the participants. The analysis of the corpus involved: (a) genre analysis (EGGINS, 2002), which revealed written productions as belonging to the reasoning family, by instantiating the exposition (ROSE, 2011); (b) lexical-grammatical analysis, through the ideational metafunction which made it possible to verify the construction of the register variable field (HALLIDAY, 1978/2013) of the texts. The interpretation of the data included an emic analysis of interpreted literacy practice. In this way, the results pointed out that the instantiation of the exposition in the text was due to the construction of meanings especially by material, mental and relational processes. The analysis of the literacy practice reflected in classroom events has strengthened the principle of the school as the main literacy agency for the integral human formation of students when practicing reading and writing in high school. The contribution of this research was the reflection on language education, mainly with the studies on literacy related to the systemic perspective of interpretation of the language and the text.en
dc.description.abstractEsta tesis analiza producciones escritas de un grupo de estudiantes de la Enseñanza Media, en una escuela pública en Rio Grande do Sul, por medio de una práctica de literacidad observada en una clase de Lengua Portuguesa. La investigación se ubica teóricamente en la Lingüística Sistémico-Funcional (HALLIDAY, 1978/2013; 1982; 1985; 2017), recurriendo a los conceptos de patrón esquemático de texto (EGGINS, 2002; ROSE, 2011), de variable de registro campo (HALLIDAY, 1978/2013), de metafunción experencial (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), de prácticas de literacidad (1993/2004), y de eventos de literacidad (HEATH, 1982/2004), de dispositivo pedagógico (BERNSTEIN, 1990), y de la noción de literaciad (CHRISTIE; SIMPSON, 2010). Metodológicamente, se trata de una investigación mixta (FLICK, 2013), con datos generados en clase, incluyendo: (i) diario de campo; (ii) cuestionario; (iii) producción escrita de los participantes; (iv) resultado en el Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), obtenido por los participantes. El tratamiento analítico del corpus, incluye: (a) el análisis de género (EGGINS, 2002) que reveló que las producciones escritas pertenecen a la familia del argumentar, al instanciar la exposición (ROSE, 2011); (b) el análisis léxico-gramatical, por medio de la metafunción experencial (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) que posibilitó la verificación de construcción de la variable de registro campo (HALLIDAY, 1978/2013) de los textos. La interpretación de los datos abarcó un análisis émico de práctica de literacidad interpretada. Así, los resultados apuntan que la instanciación de la exposición en el texto se dio por la construcción de sentidos constatados, especialmente, por los procesos materiales, mentales y relacionales (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). El análisis de la práctica de literacidad, reflexionada en los eventos de la clase, fortaleció el principio de la escuela ser la principal agencia de literacidad para la formación humana integral de los alumnos, al trabajar con la lectura y la escritura en la Enseñanza Media. La contribución de esta investigación fue la reflexión relativa a la educación lingüística, principalmente, con la vertiente de estudios de literacidad involucrada a la perspectiva sistémica de interpretación de lengua y de texto.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subjectSystemic Functional Linguisticsen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracy practicesen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLingüística Sistémico-Funcionales
dc.subjectPrácticas de Literacidades
dc.subjectEnseñanza de Lengua Portuguesaes
dc.subjectEnseñanza Mediaes
dc.titleO texto como vitral na construção de sentidos : a análise textual de uma prática de letramento no ensino médio pela ótica da linguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001113850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples