Show simple item record

dc.contributor.authorLuca, Giovani Simão dept_BR
dc.contributor.authorMarostega, Emílio Bierpt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorBruscato, Underléa Miottopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:38:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212626pt_BR
dc.description.abstractEm disciplinas baseadas em projeto, o feedback (também chamado de crítica, julgamento e revisão) é um evento-chave para o desenvolvimento do projeto e da própria evolução do estudante. Apesar dessa importância, pouco se sabe sobre a variedade de modelos praticados e suas características. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de feedback e constrói um estado da arte a respeito desse tema baseado nos trabalhos disponíveis na plataforma scopus, publicados nos últimos 10 anos. Os critérios utilizados na seleção foram a aplicação em disciplinas baseadas em projeto no ensino superior e a desvinculação com situações específicas de projeto, ou seja, métodos passíveis de serem replicados em outros contextos. Pôde-se notar que as áreas de Design e Arquitetura foram as que mais produziram modelos de feedback, sendo que estes podem ser: autoavaliação, feedback por pares, individual, de exposição, coletivo, profissional, de grupos externos e avaliação por comparação. Nos trabalhos avaliados, foi identificada a importância de utilizar diferentes métodos de feedback ao longo da disciplina. Muitos autores ressaltam a importância do estabelecimento de metas claras para o feedback, assim como do desenvolvimento de habilidades de reflexão e crítica para que os alunos se tornem críticos com o trabalho de seus colegas e com o próprio. O trabalho atinge o propósito de elencar os principais métodos de feedback utilizado nas áreas de interesse e fornece uma referência de métodos aplicados em disciplinas baseadas em projeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 74-90pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMétodos de feedback em disciplinas baseadas em projeto : uma análise sistemáticapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001116595pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record