Métodos de feedback em disciplinas baseadas em projeto : uma análise sistemática
dc.contributor.author | Luca, Giovani Simão de | pt_BR |
dc.contributor.author | Marostega, Emílio Bier | pt_BR |
dc.contributor.author | Linden, Júlio Carlos de Souza van der | pt_BR |
dc.contributor.author | Bruscato, Léia Miotto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T03:38:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212626 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em disciplinas baseadas em projeto, o feedback (também chamado de crítica, julgamento e revisão) é um evento-chave para o desenvolvimento do projeto e da própria evolução do estudante. Apesar dessa importância, pouco se sabe sobre a variedade de modelos praticados e suas características. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de feedback e constrói um estado da arte a respeito desse tema baseado nos trabalhos disponíveis na plataforma scopus, publicados nos últimos 10 anos. Os critérios utilizados na seleção foram a aplicação em disciplinas baseadas em projeto no ensino superior e a desvinculação com situações específicas de projeto, ou seja, métodos passíveis de serem replicados em outros contextos. Pôde-se notar que as áreas de Design e Arquitetura foram as que mais produziram modelos de feedback, sendo que estes podem ser: autoavaliação, feedback por pares, individual, de exposição, coletivo, profissional, de grupos externos e avaliação por comparação. Nos trabalhos avaliados, foi identificada a importância de utilizar diferentes métodos de feedback ao longo da disciplina. Muitos autores ressaltam a importância do estabelecimento de metas claras para o feedback, assim como do desenvolvimento de habilidades de reflexão e crítica para que os alunos se tornem críticos com o trabalho de seus colegas e com o próprio. O trabalho atinge o propósito de elencar os principais métodos de feedback utilizado nas áreas de interesse e fornece uma referência de métodos aplicados em disciplinas baseadas em projeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 74-90 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Métodos de feedback em disciplinas baseadas em projeto : uma análise sistemática | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116595 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5609)Ciências Sociais Aplicadas (1108)