Educação para o empreendedorismo no design
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Resumo
O empreendedorismo é um dos mais populares temas pesquisados e debatidos na sociedade. Essa perspectiva sobre o assunto propicia a criação de novas áreas de estudo e conecta o tema a outras disciplinas, entre elas o design. Quando se constrói a ponte de análise empreendedorismo-design, constata-se que ambos estão interessados na concepção e implementação de soluções para problemas, alavancando e coordenando recursos sob condições de incerteza. Entretanto, os designers empreendedores estabelecem ...
O empreendedorismo é um dos mais populares temas pesquisados e debatidos na sociedade. Essa perspectiva sobre o assunto propicia a criação de novas áreas de estudo e conecta o tema a outras disciplinas, entre elas o design. Quando se constrói a ponte de análise empreendedorismo-design, constata-se que ambos estão interessados na concepção e implementação de soluções para problemas, alavancando e coordenando recursos sob condições de incerteza. Entretanto, os designers empreendedores estabelecem um negócio de maneira diferente da tradicional, criando algo que os representa, mas geralmente sem possuir estudos de mercado ou planos de estrutura operacional. Como consequência, os riscos relacionados ao sucesso do negócio aumentam. O ensino do empreendedorismo vinculado ao design poderia minimizar o impacto negativo deste risco, potencializando a manutenção destes negócios no mercado. O presente estudo visa elucidar as correlações entre o empreendedorismo, o design e o ensino empreendedor. Objetiva-se, com isso, salientar a importância da inserção do ensino empreendedor na formação dos designers, para que estes possam ter maiores chances de serem bem sucedidos no mercado. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica da literatura, cujo resultado possibilitou a identificação de que as mudanças no mercado estão gerando novas demandas, destacando a obsolescência das abordagens tradicionais de ensino. Há a necessidade de que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas que simulem os desafios do mercado. Essa constatação ressalta a importância da integração do conhecimento do design em formas de pensamento interdisciplinares que proporcionem a oportunidade de desenvolvimento de novas disciplinas que venham a romper com os paradigmas tradicionais de ensino. ...
Contido em
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 91-109
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5612)Ciências Sociais Aplicadas (1108)
Este item está licenciado na Creative Commons License