Vamos ao parque? : prazer no uso de espaços públicos pela geração millennial
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Resumo
Um aspecto fundamental na maneira que o indivíduo interage com o meio são os estímulos emocionais. Na utilização de produtos, sentimentos associados ao prazer estão ligados à segurança, confiança e satisfação. Considerando que um projeto de produto pode agir como modelador de experiências emocionais positivas e a importância das emoções na interação entre usuários, mobiliário urbano e espaços públicos, o Design Emocional pode ser uma importante ferramenta no desenvolvimento de um produto que mo ...
Um aspecto fundamental na maneira que o indivíduo interage com o meio são os estímulos emocionais. Na utilização de produtos, sentimentos associados ao prazer estão ligados à segurança, confiança e satisfação. Considerando que um projeto de produto pode agir como modelador de experiências emocionais positivas e a importância das emoções na interação entre usuários, mobiliário urbano e espaços públicos, o Design Emocional pode ser uma importante ferramenta no desenvolvimento de um produto que motive diferentes comportamentos da comunidade, ativando espaços públicos. Deste modo, este trabalho propõe diretrizes projetuais para o design de um mobiliário urbano para áreas de lazer, destinado aos millennials, visando contribuir para o prazer no uso do ambiente urbano. Classificado como uma pesquisa exploratória teórica, essencialmente qualitativa, este trabalho foi estruturado em duas etapas: 1) Levantamento das necessidades dos usuários; e, 2) Definição de diretrizes de projeto. As diretrizes elencadas para o projeto de mobiliário urbano evidenciam a contribuição do campo do Design Emocional para o design de produtos de uso coletivo. De forma geral, os resultados apontam a importância: (i) do uso tecnologia na interação com o produto; (ii) da versatilidade do mobiliário; e, (iii) em favorecer à socialização dos usuários. ...
Contido em
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 188-204
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5876)Ciências Sociais Aplicadas (1159)
Este item está licenciado na Creative Commons License
