Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGabriel Junior, Rene Faustinopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Rafael Vicente dept_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:48Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212508pt_BR
dc.description.abstractOs desafios estabelecidos para as bibliotecas universitárias no momento de posição privilegiada entre o ilógico e a razão proporcionam um pequeno terceiro caminho para a criação de conhecimento. Os instrumentos de gestão modernos disponíveis atualmente relacionados com as práticas tradicionais, oferecem meios para o funcionamento adequado das atividades realizadas pelas unidades de informação, que congregam as universidades. Este estudo tem como objetivo compreender as práticas de gestão do conhecimento na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFRGS, mais especificamente identificar as práticas de gestão do conhecimento, os canais por onde fluem as informações dentro do âmbito gerencial e estratégico; identificar as percepções da gestão da unidade de informação em suas práticas de gestão do conhecimento; identificar as estratégias das ações de gestão do conhecimento e analisar a aplicação da gestão do conhecimento na biblioteca. Utiliza um estudo qualitativo, descritivo e emprega a análise realizada a partir dos conceitos norteadores encontrados na literatura científica relacionados com os dados coletados por meio de uma entrevista semiestruturada à profissional da biblioteca ilustrando a interpretação das informações. Como resultado observa-se que a Biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFRGS aplica de modo informal a gestão do conhecimento, entretanto esse conhecimento tácito se apresenta de modo implícito. Como considerações, percebe-se a importância para a gestão das unidades de informação de estarem abertas a gama de informações acerca da Gestão do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe challenges faced by university libraries at the moment of a privileged position between the illogical and the reason provide another perspective for the knowledge producing. Nowadays, the modern management tools set available, related to traditional practices, lead to proper execution of the activities carried out by the information units, which congregate the universities. This study aims to understand the knowledge management practices in the Library of the Faculty of Pharmacy of Federal University of Rio Grande do Sul State, more specifically identify the knowledge management practices and the channels through which information flows within the managerial and strategic scope, identify the perceptions of information unit management in their knowledge management practices and identify the strategies of knowledge management actions and analyze the application of knowledge management in the library. In this work have been applied both qualitative and descriptive study and used the analysis based on the guiding concepts found in the scientific literature related to the data collected through a semi-structured interview with the library professionals, illustrating the interpretation of the information. As a result, it was observed that the Libraty of the Faculty of Pharmacy informally applies knowledge management, however this tacit knowledge is implicitly presented. As considerations, we realize the relevance for the management of information units to be able to explore the range of information about knowledge management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity libraryen
dc.titlePráticas de gestão do conhecimento na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples