Missões Jesuítico-Guarani e protagonismo indígena: inserção de contranarrativas no ensino de História por meio da educação patrimonial
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2019Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho visa problematizar o ensino de História em nível escolar, por meio de análise da representação indígena no conteúdo de História do Rio Grande do Sul. Inclui pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com professores de História com base na metodologia da História Oral. Compara a historiografia oficial sul-rio-grandense com pesquisas recentes, a fim de compreender o desenvolvimento da história indígena missioneira e a formação das ruínas enquanto patrimônio nacional. ...
O presente trabalho visa problematizar o ensino de História em nível escolar, por meio de análise da representação indígena no conteúdo de História do Rio Grande do Sul. Inclui pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com professores de História com base na metodologia da História Oral. Compara a historiografia oficial sul-rio-grandense com pesquisas recentes, a fim de compreender o desenvolvimento da história indígena missioneira e a formação das ruínas enquanto patrimônio nacional. Utiliza referências da Teoria Decolonial e da Nova História Indígena. Analisa o ensino de história em sala de aula e descreve a realidade encontrada acerca do estabelecimento da Lei n°11.645-08, de ensino de história e da cultura indígena. O produto final da pesquisa é estabelecido através da confecção de uma caixa educativa, que visa a inserção de uma nova visão acerca do indígena através da Educação Patrimonial, para o entendimento do indígena missioneiro enquanto agente histórico e para a desmistificação de preconceitos sobre o indígena contemporâneo. ...
Abstract
This paper aims to problematize the teaching of history at school level, by analyzing indigenous representation in the history content of Rio Grande do Sul. It includes bibliographic research and interviews with history teachers based on the Oral History methodology. It compares the official historiography of Rio Grande do Sul with recent research in order to understand the development of indigenous missionary history and the formation of ruins as a national heritage. It uses references from De ...
This paper aims to problematize the teaching of history at school level, by analyzing indigenous representation in the history content of Rio Grande do Sul. It includes bibliographic research and interviews with history teachers based on the Oral History methodology. It compares the official historiography of Rio Grande do Sul with recent research in order to understand the development of indigenous missionary history and the formation of ruins as a national heritage. It uses references from Decolonial Theory and New Indigenous History. It analyzes the teaching of history in the classroom and describes the reality found about the establishment of Law No. 11,645 / 08, of teaching history and indigenous culture. The final product of the research is established by making an educational box, which aims to insert through Heritage Education a new vision about the indigenous, for the understanding of the missionary indigenous as a historical agent and for the demystification of prejudices about the contemporary indigenous. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
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