Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Victoria Deckmannpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212491pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa problematizar o ensino de História em nível escolar, por meio de análise da representação indígena no conteúdo de História do Rio Grande do Sul. Inclui pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com professores de História com base na metodologia da História Oral. Compara a historiografia oficial sul-rio-grandense com pesquisas recentes, a fim de compreender o desenvolvimento da história indígena missioneira e a formação das ruínas enquanto patrimônio nacional. Utiliza referências da Teoria Decolonial e da Nova História Indígena. Analisa o ensino de história em sala de aula e descreve a realidade encontrada acerca do estabelecimento da Lei n°11.645-08, de ensino de história e da cultura indígena. O produto final da pesquisa é estabelecido através da confecção de uma caixa educativa, que visa a inserção de uma nova visão acerca do indígena através da Educação Patrimonial, para o entendimento do indígena missioneiro enquanto agente histórico e para a desmistificação de preconceitos sobre o indígena contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to problematize the teaching of history at school level, by analyzing indigenous representation in the history content of Rio Grande do Sul. It includes bibliographic research and interviews with history teachers based on the Oral History methodology. It compares the official historiography of Rio Grande do Sul with recent research in order to understand the development of indigenous missionary history and the formation of ruins as a national heritage. It uses references from Decolonial Theory and New Indigenous History. It analyzes the teaching of history in the classroom and describes the reality found about the establishment of Law No. 11,645 / 08, of teaching history and indigenous culture. The final product of the research is established by making an educational box, which aims to insert through Heritage Education a new vision about the indigenous, for the understanding of the missionary indigenous as a historical agent and for the demystification of prejudices about the contemporary indigenous.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectJesuit Guarani Missionsen
dc.subjectHeritage Educationen
dc.subjectIndigenous History.en
dc.titleMissões Jesuítico-Guarani e protagonismo indígena: inserção de contranarrativas no ensino de História por meio da educação patrimonialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples