Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorLaurindo, Natalia Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:39:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211986pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de compreender o papel da comunicação campanha de interesse público “Deixa o amor te surpreender”, desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2016, que visa promover a adoção tardia de crianças e adolescentes. Especificamente se objetiva: relacionar os temas da adoção tardia, campanhas de interesse público e comunicação; contextualizar a questão da adoção tardia no RS contemporâneo; explorar a produção e promoção da campanha, seus produtos de comunicação e a repercussão dessas iniciativas na vida das pessoas envolvidas. A revisão bibliográfica abrange a contextualização sobre adoção tardia, as barreiras na hora da escolha dos perfis, dados sobre adoção no Brasil e Rio Grande do Sul; bem como conceitos sobre interesse público, comunicação e convergência midiática. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, através das técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Os principais resultados apontam que após o início da campanha o número de adoções de crianças e adolescentes em grupo de irmãos, com deficiência e acima de seis anos, aumentou no Rio Grande do Sul, sendo: 24 adoções, 28 guardas em andamento e 8 aproximações. O papel da comunicação nesta campanha é fundamental para sensibilizar a população sobre a temática, assim como estimular a reflexão para considerar esses perfis para adoção.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to comprehend the role of communication in the campaign of public interest “Deixa o amor te surpreender” (Let the love surprise you), developed in Rio Grande do Sul since 2016, that intends to promote the late adoption of children and teenagers. Specifically aims to: relate the themes of late adoption, public interest campaigns and communication; contextualize the issue of late adoption in contemporary RS; explore the production and promotion of the campaign, its communication products and the impact of these initiatives on the lives of those involved. The bibliographic review embraces the contextualization about late adoption, the barrers in choosing the profiles, data about adoption in Brazil and Rio Grande do Sul; as well as the concepts of public interest, comunication and midiatic convergence. The metodology used is exploratory and qualitative, through the techniques of bibliographic research, documental analisys and semistructured interviews. The main results indicate that after the beginning of the campaign the number of adoptions of children and adolescents in a group of brothers, with disabilities and over six years old, increased in Rio Grande do Sul, being: 24 adoptions, 28 guards in progress and 8 approaches. The role of the communication in this campain is fundamental to sensitize the population about the subject, as well as estimulate the thoughts to consider this profiles fit for adoption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicationen
dc.subjectCampanha publicitáriapt_BR
dc.subjectAdoption campainen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectLate adoptionen
dc.title“Deixa o amor te surpreender”: o papel da comunicação na promoção da adoção tardia no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTondo, Rômulo Oliveirapt_BR
dc.identifier.nrb001116133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples