Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorBonin, Pedro Henrique Pezzellapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211950pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a produção audiovisual na pesquisa qualitativa e busca refletir sobre os ensinamentos relevantes para esta produção desenvolvidos ao longo da história do cinema e sua teoria. Uma ideia frequentemente adotada para definir documentário é entendê-lo como integrante da categoria não ficção em oposição à categoria ficção. Essa distinção prova-se ineficiente para estabelecer os limites entre cada uma delas. Pode-se entender documentário como um produto audiovisual com uma estrutura narrativa baseada no mundo real e com as perspectivas e as intenções de seus realizadores. Embora existam diferenças entre a produção do documentário cinematográfico em geral e as características intrínsecas da pesquisa qualitativa, entende-se que a obra de Eduardo Coutinho, em particular, é uma relevante inspiração para o desenvolvimento de soluções para a produção do audiovisual de apoio à pesquisa qualitativa. Os parâmetros éticos praticados na obra de Coutinho, assim como na obra de qualquer autor, não podem ser considerados universalmente aceitos e reconhecidos por toda a sociedade, mas eles podem servir como uma referência para a produção do audiovisual de apoio à pesquisa qualitativa, desde que submetidos à devida crítica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses on audiovisual production in qualitative research and seeks to reflect on the relevant teachings for this kind of production that were developed throughout the history of cinema and its theory. An idea often used to define documentary is to understand it as part of the nonfiction category as opposed to the fiction category. This distinction proves ineffective in establishing the boundaries between each one. Documentary can be understood as an audiovisual product with a narrative structure based on the real world and with the perspectives and intentions of its directors. Although there are differences between the production of cinematographic documentary in general and the intrinsic characteristics of qualitative research, it is understood that Eduardo Coutinho's work, in particular, is a relevant inspiration for the development of solutions for the production of audiovisual materials for qualitative research. . The ethical parameters practiced in Coutinho's work, as well as in any author's work, cannot be considered universally accepted and recognized throughout society, but they can serve as a reference for the production of audiovisual in support of qualitative research, provided that submitted to due criticism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocumentaryen
dc.subjectCoutinho, Eduardo de Oliveira, 1933-2014pt_BR
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectEthicsen
dc.titleProdução audiovisual em pesquisa qualitativa: uma referência na obra de Eduardo Coutinhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples