Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos ...
Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Comunicación Social (1829)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License