Publicidade e arte: uma relação de interesses
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a p ...
Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa. ...
Abstract
This academic work seeks to identify the relationships between the artistic and advertising fields, analyzing them after exposing what is considered Art and what is considered Advertising. In order to perform a deeper analysis, I analyzed Advertising films that used Art to build the narrative, considering that, naturally, in the creative processes of Advertising, there is already an appropriation of different forms of Art. The research methods used were bibliographic research, documentary analy ...
This academic work seeks to identify the relationships between the artistic and advertising fields, analyzing them after exposing what is considered Art and what is considered Advertising. In order to perform a deeper analysis, I analyzed Advertising films that used Art to build the narrative, considering that, naturally, in the creative processes of Advertising, there is already an appropriation of different forms of Art. The research methods used were bibliographic research, documentary analysis, analysis of moving images, research in internet sources, as well as authorial aesthetics of writing, in order to make the reading as clear as possible. This Course Conclusion Paper is a great reflection on the relationship of these two worlds: Advertising world and artistic world, which seeks to also bring the reflection to the reader. Besides all that, there‟s another question at stake, they may not be two worlds, since Advertising is the artistic manifestation of mass society. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License