Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWaszak, Jaqueline Gomes Nunespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T03:42:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211730pt_BR
dc.description.abstractA temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Prevista em diferentes políticas, essa temática constitui-seem uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas conformadorasdo ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional,do Projeto Pedagógico de Curso e das entrevistas realizadas com a coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoquena contextualização local e global.pt_BR
dc.description.abstractThe environmental theme is largely relevant in social spheres, including formal teaching. Provided by various policies, this theme is a way of understanding social, cultural and biological relationships which constitute the environment, in accordance to the people’s right to understand where they live and to exercise their citizenship in a critical and reflexive way. Starting from these aspects and also from recognizing teaching institutions as a place of knowledge construction and environmental ethics formation, this paper intends to characterize and reflect upon the process of environmentalization of the teacher formation curriculum, by investigating a graduate course of teacher formation in natural sciences. This analysis understands the curriculum not only as definition of content but also as its impact on the institution’s routine. To reach the present study’s objective, the qualitative results of a documental analysis on the Institutional Development Plan, the Course’s Pedagogical Project and oninter views conducted with Course coordination, teacher staff and students will be presented. The analysis will be carried out according to the Higher Education Environmentalization Network diagram, focusing on local and global contextualizationen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 25, n.1 (jul./dez. 2008), p. 109-118pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmentalizationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectInnovative curriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeacher’s formationen
dc.titleAmbientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e globalpt_BR
dc.title.alternativeCurricular environmentalization in an undergraduate teacher formation course in natural sciences and its local and global contextualization en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114674pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples