Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T03:41:26Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211663pt_BR
dc.description.abstractA literatura que investiga a interface entre a velocidade de processamento cognitivo (VP) e as aprendizagens da Matemática e da leitura sugere que a VP exerce um papel crucial. Entretanto, resultados ainda controversos têm caracterizado este campo de investigação e, portanto, faz-se necessária a busca de maior entendimento sobre as associações entre a VP e o desempenho acadêmico, assim como as relações entre a VP e a memória de trabalho (MT), outro domínio cognitivo de base. Para contribuir com este debate, o presente estudo buscou verificar a ocorrência de correlação (Spearman) entre a VP e as seguintes variáveis: a) desempenho em competência numérica (aritmética e senso numérico); b) desempenho em leitura; c) memória de trabalho (componente executivo central); d) frequência no uso da estratégia de recuperação da memória; e) número de acertos com a estratégia de recuperação da memória. A pesquisa compreendeu 60 alunos, de 5º e 7º anos, com desempenho médio e baixo na aritmética e na leitura. Os resultados evidenciaram associações significativas e negativas (menor tempo=maior velocidade) entre as variáveis, de modo que a VP está associada tanto com a competência numérica, quanto leitora, assim como com a MT e com as variáveis relacionadas à estratégia de recuperação de fatos básicos da memória. Tais dados indicam que uma fragilidade na VP pode tornar-se um fator de risco para o desenvolvimento de dificuldades naquelas áreas. Destacam-se algumas implicações educacionais e também a necessidade de mais evidência, relacionando as intervenções em VP e MT e o desempenho aritmético e leitor.pt_BR
dc.description.abstractThe literature investigating the interface between cognitive processing speed (PS) and learning mathematics and reading suggests that PS plays a crucial role in this interface. However, controversial results still characterize this field of investigation and, therefore, it is necessary to research for a better understanding of the associations between PS and academic achievement, as well as the relationship between PS and working memory (WM), another fundamental cognitive domain. In order to contribute to this debate, the present study aimed to verify the occurrence of correlation (Spearman) between PS and the following variables: a) numerical competence performance (arithmetic and number sense); b) reading performance; c) working memory (central executive component); d) frequency in the use of arithmetic-fact retrieval strategies; e) number of correct fact retrievals. The research involved 60 students, in the 5 th and 7thyears of Elementary School, with average and low performance in arithmetic and reading. The results showed significant and negative associations (less time = higher speed) between the variables, so that PS is associated with both numerical and reading competence, as well as with WM and with the variables related to the fact retrieval strategy. These data indicate that a weakness in PV may become a risk factor for the development of difficulties in those areas. Some educational implications are highlighted as well as the need for more evidence relating the interventions in PS and WM and the performance in arithmetic and reading.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol. 34, n. 66 (abr. 2020), p. 53-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArithmetics Performanceen
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectProcessing Speeden
dc.subjectWorking Memoryen
dc.subjectReading Performanceen
dc.titleInterface entre a velocidade de processamento cognitivo e o desempenho aritmético e leitor de alunos do 5° e 7° anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe interface between the cognitive processing speed and arithmetic and reading performance of 5th and 7thyear elementary school students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114636pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples