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dc.contributor.authorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorPopiolek, Carine Ivonept_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T03:41:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2179-6386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211586pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo, inicialmente, buscamos conhecer a designação e classificação das escolas no Rio Grande do Sul, entre 1897 e 1942, no intuito de historicizaros conceitos de “público” e “privado”. Em seguida pretendemos com-preender como se distribuíram as ações de criação e manutenção de escolas entre órgãos públicos e entidades particulares em Porto Alegreno período. Para tanto, mobilizamos aportes teóricos de Reinhart Koselleck e Pierre Bourdieu e assumi-mos como fontes documentais a legislação,relatórios oficiais apresentados pelo governo do estado e pela municipalidade, além de publicações memorialísticas de uma instituição de ensino particular. Os resultados indicam uma distribuição de atribuições diversa da que consta na legislação atualmente, tanto no que se refere ao papel das instituições públicas e privadas na oferta de educação no mu-nicípio, quanto no entendimento sobre os modos de atender os interesses públi-cos e privados no período. Assim, a ação das instituições particulares foiconside-rada como de interesse público por viabilizar a ampliação do atendimento educa-cional das elites em níveis de ensino nos quais o Estado não tinha planos de atuar. O atendimento da população pobre nesses níveis foirestrito e dependente,em grande medida,da oferta de bolsas de estudos a partir de critérios que não apa-recem explicitados na documentação.pt_BR
dc.description.abstractIn the present article, we initially have sought to know the designation and classification of schools in Rio Grande do Sul, between 1897 and 1942, in order to historicize the concepts of "public" and "private". Next, we have intended to understand how theactions of creation and maintenance of schools were dis-tributed among public agencies and private entities in Porto Alegre in the period. For this purpose, we have mobilized theoretical contributions from Reinhart Koselleck and Pierre Bourdieu, and we have taken as documentary sources the legislation, official reports presented by the state government and by the munic-ipality, memorialistical publications of a private educational institution. The re-sults indicate a diverse distribution of attributions from the one that appears in current legislation, both regarding to the role of public and private institutions in the provision of education in the municipality, as well as to the understanding of ways to meet public and private interests in the period. Thus, the action of private institutions was considered as being of public interest once it has enabled the ex-pansion of the educational services of elites at levels of education in which the State had no plans to act. The offer of schooling for the poor population at these levels was restricted and largely dependent on the offer of scholarships based on criteria that were not explicitly stated in the documentation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExpedições: Teoria da História e Historiografia. Goiás, GO. Vol. 3, n. 8 (maio/ago.2019), p. 87-112pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of schoolingen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectPrivate educationen
dc.subjectJunior high schoolen
dc.title“É sempre de utilidade pública qualquer medida que venha estimular as iniciativas em prol do desenvolvimento do ensino” : ação pública e particular na escolarização de Porto Alegre/RS (1897-1942)pt_BR
dc.title.alternative“It is always of public utility any measure that stimulates the initiatives in favor of development of educational services” : public and particular action in the schooling of Porto Alegre (1897-1942)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115022pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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