Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.contributor.authorPeruchi, Diego Falcãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-02T03:36:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211240pt_BR
dc.description.abstractUma das iniciativas mais interessantes para as empresas se manterem atualizadas é a aproximação de outras empresas para trocar conhecimentos, experiências e informações com o objetivo de gerar melhorias e inovações em suas operações. Complementar a estas relações entre empresas, a tecnologia vem apresentando um impacto significativo na área de comunicações corporativas, principalmente através da criação de ambientes digitais que favorecem os contatos e diálogos entre os participantes. Por estas razões, o presente tem como objetivo avaliar o interesse de uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas. A plataforma digital utilizada foi elaborada pelo autor e possuía características específicas para facilitar a interação entre empresas, além disso foi elaborado uma estrutura de funil para mensurar seus níveis de interesse na sua utilização. O trabalho foi estruturado em três artigos, sendo o primeiro focado na avaliação do interesse no uso da plataforma digital de redes de empresas com perfil inovador. Foram analisados 113 ambientes de Parques Científicos, Incubadoras, Aceleradoras e outros agentes de inovação. Os resultados apontaram que houve uma baixa adesão do uso da plataforma, porém uma maior aceitabilidade nas que possuíam o tema do compartilhamento de conhecimento entre empresas em suas declarações de missão. O segundo estudo analisou o nível de interesse de aplicação da plataforma em redes de empresas mais tradicionais (Associações, Câmaras e Sindicatos), onde foram mapeadas 2.476 redes e analisadas 1.704 delas. Como resultado, houve um maior interesse em redes de empresa do tipo Associação e as maiores dificuldades de implementação foram em decorrência da demora na tomada de decisão dos seus gestores. Por fim, o terceiro estudo contemplou a análise do perfil de 849 empresas que utilizaram a plataforma digital como mecanismo para troca de conhecimentos com outras empresas. O resultado desta análise apresentou que as empresas que mais aderiram a plataforma digital eram de pequeno porte, situadas em grandes centros urbanos, do setor de tecnologia e marketing, sendo mais fechadas para compartilhar temas sobre criação de produto e finanças, porém mais abertas sobre as áreas de comercial, tecnologia e marketing. Posto isto, o presente trabalho contribuiu para as recentes demandas da literatura sobre o interesse do uso de tecnologias nas interações entre empresas.pt_BR
dc.description.abstractOne of the most interesting initiatives for companies to keep up to date is the approach of other companies to exchange knowledge, experiences and information in order to generate improvements and innovations in their operations. Complementary to these relationships between companies, technology has been showing a significant impact in the corporate communications area, mainly through the creation of digital environments that favor the contacts and dialogues between the participants. For these reasons, the objective of the present is to evaluate the interest in using a digital platform to exchange knowledge between companies. The digital platform used was developed by the author and has specific characteristics to facilitate interaction between companies, in addition, a funnel structure was designed to measure their levels of interest in its use. The present work was structured in three articles, the first being focused on the evaluation of the interest in the use of the digital platform of business networks with innovative profile, being analyzed 113 environments of Scientific Parks, Incubators, Accelerators and other innovation agents. The results showed that there was a low adhesion to the use of the platform, but a greater acceptability in those who had the theme of knowledge sharing between companies in their mission statements. The second study analyzed the level of interest in applying the platform to traditional business networks (Associations, Chambers and Unions), where 2,476 networks were mapped and 1,704 of them were analyzed. As a result, there was a greater interest in association-type business networks and the greatest difficulties in implementation due to the delay in decision-making by their managers. Finally, the third study contemplates the analysis of the profile of 849 companies that used the digital platform as a mechanism to exchange knowledge and experiences with other companies. The result of this analysis showed that the companies that most joined the digital platform were small, located in large urban centers, in the technology and marketing sector, being more closed to share topics on product creation and finance, but more open about commercial, technology and marketing areas. That said, the present work contributed to the recent demands of the literature on the interest of using technologies in interactions between companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness networksen
dc.subjectSistemas de produçãopt_BR
dc.subjectDigital platformsen
dc.subjectRedes de empresaspt_BR
dc.subjectCompartilhamento do conhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledge exchangeen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectB2Ben
dc.subjectTechnologyen
dc.titleAvaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples