Lanças erguidas, espadas no ar : como a música regionalista da Califórnia da Canção Nativa escreve a História do Rio Grande do Sul
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Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-se em duas grandes partes. A primeira reconstitui a história da Califórnia, apontando para suas origens em movimentos regionalistas do século XX, ce ...
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-se em duas grandes partes. A primeira reconstitui a história da Califórnia, apontando para suas origens em movimentos regionalistas do século XX, centrando-se principalmente na primeira década de sua existência de 1971 a 1981. Na segunda, comentam-se os resultados da análise dos textos das vinte e oito canções premiadas pelo Festival, no mesmo período. No campo da comunicação em massa, tais canções reforçam e renovam a identidade cultural gaúcha, contendo fortes índices de idealização, porém revelando dados de modernidade capazes de seduzir a população urbana e superar o estigma de "grossura" que há décadas pairava sobre a arte popular regional. A intenção da pesquisa foi a de verificar o que este tipo de manifestação cultural poderia nos dizer sobre a sociedade na qual se originou e como se da a representação da história do Rio Grande do Sul nas canções do corpus. Os festivais ocorrem em um ambiente de festa com a constante evocação de símbolos da identidade regional gaúcha. O imaginário social que está refletido nas canções mostra uma figura humana típica modelada pelo habitat rural, e estas composições expressam a interpretação de um específico grupo social a respeito dos gaúchos, na verdade sobre eles próprios, pois estão contando, por meio das canções, uma história sobre eles mesmos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (796)
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