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dc.contributor.authorKüster, Jozianipt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Marcus Eduardo Macielpt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-25T03:33:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2316-9907pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210634pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo traz concepções dos saberes que são passados através de gerações, conhecimentos que são denominados de saberes populares ou saberes primevos (CHASSOT, 2016) e que são compartilhados por antepassados em comunidades específicas. Esse artigo apresenta concepções sobre a aprendizagem escolar a partir de saberes populares. Trata-se de um extrato do projeto de dissertação de mestrado que um dos autores desenvolve. A investigação consiste de um estudo de caso na qual os dados serão recolhidos por meio de questionários e entrevistas ao longo do projeto. Em seguida, estes dados serão tratados por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) com o objetivo de produção de metatextos que permitam a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam na forma de fazeres escolares. Pretende-se identificar a visão de professores sobre a importância do trabalho a partir de saberes populares; reconhecer a influência de saberes populares na aprendizagem de conceitos de Ciências em escolas na cidade de Rio do Oeste/SC; e compreender de que forma os saberes científicos aprendidos na escola interferem nos saberes popularespt_BR
dc.description.abstractThis article aims to bring conceptions of knowledge that have passed through generations, which is called popular knowledge or primeval knowledge (CHASSOT, 2016) and which are spread in specific communities by ancestors. This article presents conceptions about school learning based on popular knowledge. This is an extract from the master thesis project that one of the authors develops. The investigation consists in a case study in where data will be collected through questionnaires and interviews during the project. Then, these data will be treated through Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011) aiming to produce metatextes that allow the comprehension of the way that popular knowledge in those regions is consolidated in the form of school activities. It aims to identify teachers' opinions on the importance of this work based on popular knowledge; recognize the influence of popular knowledge on the science learning concepts of the schools in Rio do Oeste, Santa Catarina; and understand how the scientific knowledge at schools interferes with popular knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 1 (jan./mar. 2019), p. 220-226pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular knowledgeen
dc.subjectConhecimento popularpt_BR
dc.subjectConhecimento escolarpt_BR
dc.subjectSchool knowledgeen
dc.subjectLearning uniten
dc.titleSaberes populares e concepções escolarespt_BR
dc.title.alternativePopular knowledge and conceptions in school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001113358pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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