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dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Helena da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:20:09Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2104pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe o estudo de Pequod, de Vitor Ramil (obra publicada em Porto Alegre, pela editora Artes e Ofícios, em 1995). Com ele, pretendo demonstrar a relação existente entre a concepção teórica de Vitor Ramil sobre a “estética do frio” e o processo de construção de Pequod e que em Pequod há vários elementos que estão presentes também na milonga, forma musical que, segundo Ramil, melhor expressa o universo “frio”. Para o estudo do “espaço” em Pequod, utilizei as concepções de Bachelard. Para o estudo do tempo, servi-me das concepções de Nunes, sobre o tempo psicológico, e de Pouillon, sobre a simultaneidade do tempo e suas implicações. Para embasar a relação entre Pequod e milonga, vali-me dos postulados de Assunção, no que se refere ao panorama das formas folclóricas e às origens da milonga, e de Ayestarán, no que diz respeito aos ciclos e à tipologia da milonga. Neste estudo, defendo que Pequod faz parte do projeto definido por Vitor como “estética do frio” e que sua estrutura compartilha muitas marcas com a da milonga.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.title"Isso tudo é apenas o que meu olho inventa" : (um estudo sobre Pequod, de Vitor Ramil)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000314362pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Gradução em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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