Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Miriam de Abreupt_BR
dc.contributor.authorAdamy, Édlamar Kátiapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210432pt_BR
dc.description.abstractO Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento que orienta a prática dos cuidados realizados pelos profissionais de enfermagem que têm, dentre outras, a função de organizar o processo de trabalho, promover um cuidado humanizado, de qualidade, impulsionando a autonomia e dando visibilidade às ações dos profissionais. No Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem considera que o PE deve acontecer em todas as instituições em que ocorra o serviço de enfermagem. Logo, a formação destes requer o atendimento à legislação e às necessidades dos serviços de saúde. Partindo do princípio que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande Sul, é reconhecido pelo Ministério de Educação como sucesso de modelo de gestão, acreditado nacional e internacionalmente pela qualidade do atendimento em saúde que presta a seus usuários, e realiza o cuidado utilizando o PE, delineou-se o seguinte objetivo: “Compreender a constituição do modelo de formação em serviço acerca do Processo de Enfermagem na perspectiva da Integração Ensino-Serviço”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida sob a orientação metodológica da Teoria Fundamentada em Dados (TFD) construtivista de Charmaz, analisada à luz do Interacionismo Simbólico e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, constituída por um grupo misto de 12 sujeitos representantes do “Prisma da Formação”. O campo de estudo foi o HCPA, RS, Brasil. A coleta de dados ocorreu de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, por meio de entrevista intensiva, analisados mediante codificação da TFD e utilizando-se do software NVivo®. O Modelo foi validado em roda de conversa em outubro e novembro de 2016. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA (número 1.283.695). Da análise emergiu a categoria central (fenômeno): Apresentando o modelo de formação em serviço acerca do PE lapidado pela integração ensino-serviço no cenário do HCPA, que foi sustentada por três categorias: 1) Historicizando o PE: conhecendo o mosaico; 2) Construindo o mosaico da formação: ladrilhos da graduação ao serviço; 3) Desvelando a liga que une os ladrilhos no processo de integração ensino-serviço do HCPA; e seis subcategorias. A primeira categoria aborda a história da implantação e implementação do PE no HCPA e a implementação do cuidado visando fortalecer a segurança e qualidade no atendimento, tornando o PE referência para o ensino e o serviço. A segunda categoria aborda a consolidação da integração ensino-serviço para efetivar o modelo de cuidado e a construção da trajetória profissional, envolvendo a prática clínica, as facilidades e fragilidades para o ensino e formação acerca do PE e a qualificação da graduação até a pós-graduação. A terceira categoria aborda os elementos e dispositivos que compõem o modelo de cuidado e de formação do HCPA, os sujeitos envolvidos na formação, as ações educativas para fortalecer o PE e o desenvolvimento do pensamento crítico para o cuidado de enfermagem. Conclui-se que o PE contribuiu para revelar as múltiplas identidades dos profissionais de enfermagem do HCPA, possíveis pela sua estrutura organizacional e por meio dos movimentos instituídos que consolidaram a integração ensino-serviço.pt_BR
dc.description.abstractNursing Process (NP) is a tool that guides the practice of the care held by nursing professionals who, among others, have the duty to organize the work process and promote a humanized care, with quality, thereby boosting the autonomy and giving visibility to the actions of the professionals. In Brazil, the Federal Nursing Council considers that NP should happen in all the institutions where the nursing service takes place. Accordingly, the training of these workers requires the compliance with the legislation and the needs of the health services. Assuming that the Clinical Hospital of Porto Alegre (HCPA), academically linked to the Federal University of Rio Grande Sul, is recognized by the Ministry of Education as a successful management model, nationally and internationally accredited because of the quality of the health care provided to its users, and conducts care actions with the use of NP, we outlined the following objective: “To understand the composition of the in-service training model about the Nursing Process from the perspective of the Teaching-Service Integration”. This is a qualitative research developed based on the methodological guidance of the Constructivist Grounded Theory (GT) drew up by Charmaz, analyzed in the light of the Symbolic Interactionism and the National Policy on Permanent Health Education, composed of a mixed group of 12 subjects representing the “Prism of Training”. The field of study was HCPA, RS, Brazil. Data collection took place from November 2015 to February 2016, through in-depth interviews, and the data were analyzed by means of GT coding, using the NVivo® software. The Model was validated in a conversation circle in the months of October and November 2016. The project was approved by the Research Ethics Committee of HCPA (number 1,283,695). The analysis gave rise to the key category (phenomenon): Exposing the in-service training model about NP, which was shaped by the teaching-service integration in the scenario of HCPA, which was underpinned by three categories: 1) Historicizing NP: knowing the mosaic; 2) Building the mosaic of training: tiles from the undergraduate level until the service; 3) Unveiling the alloy that connects the tiles in the teaching-service integration process of HCPA; and six subcategories. The first category addresses the history of the deployment and implementation of NP in HCPA and the implementation of the care with aim at enhancing the safety and quality of the service, turning NP into a reference for the teaching and the service. The second category addresses the consolidation of the teachingservice integration to accomplish the care model and the building of the professional path, thereby involving the clinical practice, the capabilities and weaknesses for the teaching and training about NP and the qualification from the undergraduate level until the graduate level. The third category addresses the elements and devices that compose the care and training model of HCPA, the subjects involved in the training, the educational actions to enhance NP and the development of critical thinking towards the nursing care. We can conclude that NP has contributed to revealing the multiple identities of the nursing professionals of HCPA, made possible by its organizational structure and by means of the established movements that have consolidated the teaching-service integration.en
dc.description.abstractEl Proceso de Enfermería (PE) es una herramienta que orienta a la práctica de atención efectuada por los profesionales de enfermería que tienen, entre otras, la función de organizar el proceso de trabajo, fomentar una atención humanizada y de calidad, impulsando la autonomía y dando visibilidad a las acciones de los profesionales. En Brasil, el Consejo Federal de Enfermería considera que el PE debe hacerse efectivo en todas las instituciones en que ocurra el servicio de enfermería. Así, la formación de estos trabajadores requiere el cumplimiento de la legislación y de las necesidades de los servicios sanitarios. Suponiendo que el Hospital Clínico de Porto Alegre (HCPA), vinculado académicamente a la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, es reconocido por el Ministerio de Educación como un modelo exitoso de gestión, acreditado nacional e internacionalmente por la calidad de la atención de salud que ofrece a sus usuarios, y conduce la atención utilizando el PE, se perfiló el siguiente objetivo: “Comprender la constitución del modelo de formación en el servicio acerca del Proceso de Enfermería desde la perspectiva de la Integración Enseñanza-Servicio”. Se trata de una investigación cualitativa desarrollada basándose en la orientación metodológica de la Teoría Fundamentada (TF) constructivista de Charmaz, analizada a la luz del Interaccionismo Simbólico y de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud, que se compone de un grupo mixto de 12 sujetos representantes del “Prisma de la Formación”. El campo de estudio fue el HCPA, RS, Brasil. La recopilación de datos tuvo lugar entre noviembre de 2015 y febrero de 2016, por medio de entrevistas en profundidad, y los datos fueron analizados mediante la codificación de la TF, con uso del programa informático NVivo®. El Modelo fue validado en una rueda de conversación en los meses de octubre y noviembre de 2016. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación del HCPA (número 1.283.695). El análisis generó la categoría central (fenómeno): Presentando el modelo de formación en el servicio acerca del PE lapidado por la integración enseñanza-servicio en el escenario del HCPA, basada en tres categorías: 1) Historicizando el PE: conociendo el mosaico; 2) Construyendo el mosaico de la formación: baldosas desde el pregrado hasta el servicio; 3) Desvelando la aleación que enlaza las baldosas en el proceso de integración enseñanza-servicio del HCPA; y seis subcategorías. La primera categoría trata de la historia de la implantación e implementación del PE en el HCPA y la implementación de la atención con el fin de potenciar la seguridad y la calidad de la atención, haciendo del PE una referencia para la enseñanza y el servicio. La segunda categoría trata de la consolidación de la integración enseñanza-servicio para efectivizar el modelo de atención y la construcción de la trayectoria profesional, involucrando la práctica clínica, las facilidades y las debilidades para la enseñanza y la formación acerca del PE y la calificación desde el pregrado hasta el posgrado. La tercera categoría trata de los elementos y dispositivos que componen el modelo de atención y de formación del HCPA, los sujetos involucrados en la formación, las acciones educativas para potenciar el PE y el desarrollo del pensamiento crítico para la atención de enfermería. Se concluye que el PE contribuyó a revelar las múltiples identidades de los profesionales de enfermería del HCPA, posibles gracias a su estructura organizativa y por medio de los movimientos establecidos que consolidaron la integración enseñanza-servicio.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursingen
dc.subjectHospital de Clínicas de Porto Alegrept_BR
dc.subjectProcessos de enfermagempt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectIntegração ensino-serviçopt_BR
dc.subjectEducation continuingen
dc.subjectNursing processesen
dc.subjectEducação continuada em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectStaff developmenten
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectEducación continuaes
dc.subjectProcesos de enfermeríaes
dc.subjectDesarrollo de personales
dc.titleFormação em serviço acerca do processo de enfermagem na perspectiva da integração ensino-serviço : o modelo do HCPApt_BR
dc.title.alternativeIn-service training about the nursing process from the perspective of the teaching-service integration : the model of HCPAen
dc.title.alternativeFormación en el servicio acerca del proceso de enfermería desde la perspectiva de la integración enseñanza-servicio : el modelo del HCPAes
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001013502pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples