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dc.contributor.authorZordan, Paolapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1518-5370pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210427pt_BR
dc.description.abstractJunto ao capítulo “A prosa do mundo”, escrito por Michel Foucault em As palavras e as coisas, o presente texto traça um panorama dos saberes alquímicos do século XVI. Nesta época, onde as distinções entre Arte, Ciência e Filosofia ainda não haviam sido feitas, pode-se extrair enunciados que dão a compreender o conhecimento situado no limiar entre os tempos modernos e as antigas tradições. O que atualmente entendese como “pensamento mágico” remete aos signos presentes nas variedades de coisas existentes, os quais o sábio tinha como tarefa decifrar. Ainda que este funcionasse sobre estreitas relações analógicas entre os astros celestiais e os seres terrestres, num sistema de convenções que colocava assinaturas planetárias nos humores humanos e nos reinos naturais, os eruditos da época se ocupavam em desvendar o que se entendia como uma Grande Obra de caráter cósmico. As impressões dessa Obra comporiam um “livro do mundo”, ideia que serve de mote para os compêndios renascentistas que antecedem à Enciclopédia e às classificações do que viria a se chamar Ciências Naturais. Essa breve incursão mostra uma perspectiva estética para se compreender o mundo e extrair de seus elementos, ao invés de postulados, puras sensações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 33 (2013), p. 157-167pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleOs saberes mágicos do início da modernidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000935508pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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