A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
dc.contributor.author | Pinheiro, Flavia Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Becker, Maria Luiza Rheingantz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T03:36:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4060 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/210424 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper addresses school texts and assembles contributions from the fields of Linguistics, Education and Psychology for the doctoral thesis (PINHEIRO, 2012). It aims to make theoretical articulations between general processes for cognitive development and the construction of coherence in tale narratives as a specific expertise in written language. Studies on the fourth stage of Piaget's work (1977, 1978, 1997) were fundamental for the analysis of evidences as they provided concepts which explained the cognitive development through the processes of grasp of consciousness and logic of meanings. The field research was conducted through multiple case studies in a public municipal school in Porto Alegre. This paper presents the differences found in the students' narratives writing and the important evidences for both supporting school practices and widening the research on school written narratives. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educar em revista. Curitiba, PR. N. 53 (jul./set. 2014), p. 217-231 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School written narratives | en |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Operativity | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Coherence | en |
dc.subject | Significant implication | en |
dc.title | A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000938184 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Humanas (6795)