Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPinheiro, Flavia Isaiapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:40Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210424pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses school texts and assembles contributions from the fields of Linguistics, Education and Psychology for the doctoral thesis (PINHEIRO, 2012). It aims to make theoretical articulations between general processes for cognitive development and the construction of coherence in tale narratives as a specific expertise in written language. Studies on the fourth stage of Piaget's work (1977, 1978, 1997) were fundamental for the analysis of evidences as they provided concepts which explained the cognitive development through the processes of grasp of consciousness and logic of meanings. The field research was conducted through multiple case studies in a public municipal school in Porto Alegre. This paper presents the differences found in the students' narratives writing and the important evidences for both supporting school practices and widening the research on school written narratives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. N. 53 (jul./set. 2014), p. 217-231pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool written narrativesen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectOperativityen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCoherenceen
dc.subjectSignificant implicationen
dc.titleA coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetianapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000938184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples