Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeclerc, Gesuína de Fátima Eliaspt_BR
dc.contributor.authorMoll, Jaquelinept_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:33Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0104-1037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210415pt_BR
dc.description.abstractA educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia de direitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo. Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdades constitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto de desigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à cultura e à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gênero e de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempo integral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades. Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos; desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal e obrigatório para todos os estudantes?pt_BR
dc.description.abstractThe integral education in expanded school day viewed as a condition for the guarantee of rights, offers a perspective for the debate according to the arguments of this article. Integral education refers to the scope of multiple dimensions and liberties, which constitute and turn possible human development. The building of a basic education policy in full time is an integrate part of affirmative policies and of facing inequalities because it takes place in context of economic, politic and social inequalities, in which the access to science, culture and technology is determined by ethnicity, territory, social class, gender and sexual orientation. Nowadays the background for this building considers living together in schools with changing shifts, so this article raises the question: the full time school must be universal and obligatory for all the students?en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm aberto. Brasília, DF. Vol. 25, n. 88 (jul./dez 2012), p. 17-49pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMore Education Programen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectExpanded school dayen
dc.titleEducação integral em jornada diária ampliada : universidade e obrigatoriedadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000911307pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples