Show simple item record

dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorConforto, Déborapt_BR
dc.contributor.authorBasso, Lourenço de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:20Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1413-6538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210404pt_BR
dc.description.abstractO Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.pt_BR
dc.description.abstractThe Eduquito, a digital/virtual learning environment developed by a NIEE / UFRGS team of researchers, seeks to support processes of socio-digital inclusion, and for that reason it was devised according to accessibility principles and universal design systematized by WAI/W3C. We discuss the development of a digital/ virtual accessible platform and the results of its use by people with special needs, revealing an ongoing process of verification and validation of features and functionality of the Eduquito environment considering human diversity. We present and question two individual and collective authorship tools – the Multimedia Workshop and Bloguito, an accessible blog – new features of Eduquito Environment that emerge from the applicability of the concept of pervasiveness, in order to establish literacy spaces and boost technological mediation for sociodigital inclusion in the Web 2.0 context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2012), p. 449-468pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEspecial Educationen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectDigital Inclusionen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectDistance Educationen
dc.titleEduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000872149pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record