Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Silvia Patriciapt_BR
dc.contributor.authorZanandréa, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-16T03:42:29Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210321pt_BR
dc.description.abstractNão estou cravada num lugar. Por isso, escrevo esta tese enquanto viajo. Trata-se de uma viagem cruzando o país geograficamente e a minha vida temporalmente, alinhavando passado e presente em idas e vindas por trilhas que me constituem como mulher, nômade, artista, pesquisadora.... Escolho falar sobre o processo de encenação e sobre direção de atores partindo da perspectiva de que esse é um fazer corpóreo realizado em relação e conjuntamente aos colegas de criação. Como metodologia de trabalho proponho o desenvolvimento de uma pesquisa destinerrante guiada pela minha prática artística, acadêmica e docente, que contaminam meu processo de escrita. Dos vestígios oriundos de ensaios, salas de aula e da vida pessoal emergem os dados a serem analisados com o auxílio do campo conceitual. Deste emaranhado de histórias e experiências surgem reflexões acerca da direção teatral no trânsito entre pesquisa, docência e prática artística. Estes pensamentos objetivam contribuir para a ampliação do estudo da direção de atores, tema pouco explorado dentro do teatro; desvelar procedimentos de criação teatral, que possam ser utilizados por encenadores, professores, alunos, atores e outros artistas das artes cênicas; e ainda trazer provocações para a pedagogia da direção teatral. Os resultados reforçam a importância do corpo da encenadora no processo de direção de atores para além da chegada do público, visto que ele permanece habitando o espetáculo mesmo quando ausente em cena.pt_BR
dc.description.abstractI am not bound to a place. Therefore, this thesis was written while crossing Brazil geographically and my life temporarily, tacking past and present in comings and goings through trails that constitute me as a woman, nomad, artist, lecturer, researcher… I depart from the assumption that staging and the actors’ direction process is a corporeal doing made in connection with the acting colleagues. I purpose a “destinerrant methodology” guided by my practice as theatre director, lecturer and researcher that contaminate the writing process. In this tangle of stories and experiences, emerge some reflections about the transits amongst research, travel and artistic practice, especially concerning theatrical direction. The data was collected in traces and vestiges of rehearsals, by teaching experience and my personal life. The goal of my research is: 1) help to approach actors’ direction studies, which is an undeveloped study subject in Brazil; 2) unveil staging procedures that can be applied for directors, teachers, students, actors and other artists of performing arts; 3) provoke some reflections regarding the pedagogy of theater direction. The results reinforce the importance of the theatre director’s body in the process of actors’ direction beyond the audience arrival and underline that the director’s body remains apparitional during the performance even though its absence on stage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectActors’ directionen
dc.subjectCreative processen
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectDestinerranceen
dc.subjectPractice-led researchen
dc.subjectStagingen
dc.subjectTheatre directoren
dc.subjectTheatre director’s bodyen
dc.titleDestinerrâncias de uma encenadora em processo : pesquisa, direção de atores e encenaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115234pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples