Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-20T04:15:24Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21031pt_BR
dc.description.abstractEste artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the concepts of cooperation and collaboration in the light of Jean Piaget’s theory. The importance of his theory resides in the increasing use of virtual learning environments for nursing teaching; these virtual environments enable group work and the development of projects under a constructivist-interactionist perspective. Social exchange relations take place between learning subjects; there is cooperation when there is construction of knowledge and collaboration when there are exchanges of thoughts, just as it happens in verbal communication. Understanding these concepts enables one to understand the dimension developed in pedagogical activities in nursing education proposed in a virtual environment.en
dc.description.abstractEste artículo de revisión objetiva presentar los conceptos de cooperación y colaboración bajo la perspectiva de la teoría de Jean Piaget. Su importancia reside en el hecho de la creciente utilización de ambientes virtuales de aprendizaje en el enseño de enfermería, los cuales posibilitan el trabajo en grupo y el desarrollo de proyectos desde una propuesta constructivista-interaccionista. Las relaciones de intercambios sociales ocurren entre los sujetos del aprendizaje: la cooperación se da cuando hay construcción del conocimiento; ya la colaboración, cuando hay intercambios de pensamientos, como en una comunicación verbal. La comprensión de esos conceptos posibilita entenderse cuál es la dimensión desarrollada en las actividades pedagógicas de enfermería propuestas en ambiente virtual.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 5 (set./out. 2006), p. 680-683pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectAprendizajees
dc.titleCooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtualpt_BR
dc.title.alternativeCooperation versus collaboration: concepts for nursing teaching in virtual environment en
dc.title.alternativeCooperación versus colaboración: conceptos para la enseñanza de enfermería en ambiente virtual es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000598895pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples