As interações entre crianças no CRIANET : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
dc.contributor.author | Leite, Silvia Meirelles | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-20T04:15:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-084X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/20999 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga o processo de interaÁıes interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acompanhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamentaÁ„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acompanhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do p˙blico infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a reciprocidade, o que agrega uma perspectiva de incluso. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the present study we investigate the process of inter individual interactions of children in a virtual atmosphere, accompanying the constitution of the collectivity through CRIANET (CRIAnÁa na interNET - Child in The Internet). Based on this, it was performed a work with children, students of the third degree of the fundamental teaching, in relation to the collectivity, in which the effects of the changes was accompanied among the subjects. For that, it based off of the Piagetís interactionism. That sends to the respect of the participantsí cognitive development, crossing the childís vision as a mini-adult. The reading of that process contributed to the understanding of the publicís infantile insert in the Internet, consolidating it while a way of communication that benefice the tranverse quality and the reciprocity, which associate to an inclusion perspective. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 59-75 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inter individual interaction | en |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Virtual atmosphere | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Child | en |
dc.subject | CRIANET | en |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | As interações entre crianças no CRIANET : constituindo a coletividade em ambientes virtuais | pt_BR |
dc.title.alternative | The interactions among children in the CRIANET: constituting the collectivity in virtual atmosphere | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000422116 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Humanas (6906)