Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-20T04:15:16Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20996pt_BR
dc.description.abstractEste relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis ‘teaching experience’ report addresses contents related to the humanized care given to children/adolescents and to their family. It was made in collaboration with students of the Undergraduate Course in Nursing. The Creativity and Awareness workshops proposed by Cabra(1)l (1999) have been used as methodology because they proved adequate to approaching complex themes such as prevention of violence against children/ adolescents and assistance to families that experience child sickness. During the workshops, the aim is to create an environment for reflection on humanized care on the basis of students’ experiences. We found out that it is important to introduce alternative methodologies into the teaching/learning process of students, seeking the construction of knowledge and giving priority to their experiences.en
dc.description.abstractEste relato de experiencia docente desarrolla contenidos, relacionados al cuidado humanizado al niño y al adolescente y a su familia, con los académicos del Curso de Graduación en Enfermería. Se utiliza como metodología los talleres de Creatividad y Sensibilidad 1 que se han revelado adecuados para abordar temas complejos como prevención de la violencia contra el niño y el adolescente y el cuidado a las familias que experimentan la enfermedad del hijo. Durante los talleres, uno busca crear un espacio para reflexionar sobre el cuidado humanizado a partir de las vivencias de los académicos. Uno constata la importancia de introducir metodologías alternativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje del académico buscando la construcción del conocimiento y privilegiando su experiencia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 6 (nov./dez. 2004), p. 758-760pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHumanized careen
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectCreativity workshopsen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCuidado humanizadoes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectDoençapt_BR
dc.subjectTalleres de creatividades
dc.titleCuidado humanizado no ensino de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeHumanized care in the teaching of Nursing en
dc.title.alternativeEl cuidado humanizado en la enseñanza de enfermería es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000504467pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples