Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNitzke, Julio Albertopt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Mára Lúcia Fernandespt_BR
dc.contributor.authorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-20T04:15:10Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20960pt_BR
dc.description.abstractUm ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados.pt_BR
dc.description.abstractA Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) environment can be a very important element in the learning process in any area, as long as the epistemological approach that guided its creation and development is harmonic with the teacher's pedagogical practice. Thus, the effectiveness of these environments can only be assessed under the light of a learning paradigm. In this work, CSCL environments were evaluated through the view of a socio-constructivist approach of Jean Piagel's Genetic Epistemology. In this context, the characteristics and adequacy of these environments is discussed in relation to the theory basic principles, which are also presenteden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 13-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectCooperative learningen
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectCSCLen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.titleAmbientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000328771pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples