Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
dc.contributor.author | Almeida, Gustavo | pt_BR |
dc.contributor.author | Valentini, Nadia Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Berleze, Adriana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-16T09:16:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/20823 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate how children perceived their competence in the different domains of human behavior. The Perceived Competence Scale was used with 96 children from elementary public school. The results suggested that: a) older children showed lower levels of perceived competence; b) boys and girls perceived competence in the different domains were similar; c) cognitive perceptions of competence were lower in older children as well as in children that repeated school year; e, d) the lower perceptions of cognitive competence appears have no effect in the perceptions of competence in the others domains. | en |
dc.description.abstract | El objetivo de este estudio fue investigar cómo niños expresan sus percepciones de competencia en los diferentes dominios del comportamiento humano. Se ha utilizado la Escala de Percepción de Competencia para Niños con 96 niños de la enseñanza fundamental pública. Los resultados sugieren que a) niños mayores presentan niveles de percepción de competencia más bajos; b) las percepciones de competencia de niños y niñas en los diferentes dominios han sido semejantes; c) la percepción de competencia escolar es inferior para los niños mayores y repitentes; y d) la menor competencia escolar percibida parece no afectar los niveles de competencia en los demás dominios. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimento. Vol. 15, n. 1 (jan./mar. 2009), p. 71-97. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Perception | en |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Competency-based education | en |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Percepción | es |
dc.subject | Educación basada en competencias | es |
dc.subject | Niños | es |
dc.title | Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Perceptions of competence in a study with children and adolescents from elementary school | en |
dc.title.alternative | Percepciones de competencia : un estudio de niños e adolescentes de la enseñanza fundamental | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000716555 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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