Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCamillis, Patrícia Kinast dept_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2020-05-01T04:09:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207156pt_BR
dc.description.abstractOs processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThe learning processes that occur at work place constitute the focus of the study. The goal is to identify and to analyze the learning processes at work place of individuals that don’t exercise the managerial function. At the theoretical level a social perspective of organizational learning is adopted. At the methodological level a basic qualitative study was carried out in two teams of a company of chemical fertilizers. The results evidence the importance of the informal processes of learning through the contributions of the experiences obtained in the work context. It was identified the objectives, opportunities, obstacles and the results of the processes of learning. The relevance of the social interaction, of the learning by doing and of the organizational context were highlights in the learning processes. The study adds subsidies to the professionals of the area of Human Resources in the elaboration of a critical analysis about the current practices and politics of personnel development in organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 11, n. 2 (mar./abr. 2010), p. 4-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectInformal learningen
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectSocial learningen
dc.subjectLearning processen
dc.subjectDesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectPeople developmenten
dc.titleUm estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencialpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000742909pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem