Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial
dc.contributor.author | Camillis, Patrícia Kinast de | pt_BR |
dc.contributor.author | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-01T04:09:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-6776 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/207156 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações. | pt_BR |
dc.description.abstract | The learning processes that occur at work place constitute the focus of the study. The goal is to identify and to analyze the learning processes at work place of individuals that don’t exercise the managerial function. At the theoretical level a social perspective of organizational learning is adopted. At the methodological level a basic qualitative study was carried out in two teams of a company of chemical fertilizers. The results evidence the importance of the informal processes of learning through the contributions of the experiences obtained in the work context. It was identified the objectives, opportunities, obstacles and the results of the processes of learning. The relevance of the social interaction, of the learning by doing and of the organizational context were highlights in the learning processes. The study adds subsidies to the professionals of the area of Human Resources in the elaboration of a critical analysis about the current practices and politics of personnel development in organizations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 11, n. 2 (mar./abr. 2010), p. 4-42 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Informal learning | en |
dc.subject | Aprendizagem social | pt_BR |
dc.subject | Organizational learning | en |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Social learning | en |
dc.subject | Learning process | en |
dc.subject | Desenvolvimento de pessoal | pt_BR |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | People development | en |
dc.title | Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000742909 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)