Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Arieli Fernandespt_BR
dc.contributor.authorLemes, Vanilson Batistapt_BR
dc.contributor.authorBrand, Carolinept_BR
dc.contributor.authorMello, Julio Brugnarapt_BR
dc.contributor.authorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-01T04:08:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1980-0037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207138pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the association between the characteristics of the school structure and the physical activity of students in the physical education class and school recess. This is an association study with quantitative approach. The random sample is composed of 176 schoolchildren (71 boys and 105 girls) from 10 schools of the city of Passo Fundo-RS, Brazil. Physical activity was evaluated with a pedometer, after which the average number of steps in the physical education class and school recess was calculated. The characteristics of the school structure were evaluated by direct observation, with the audit tool in the school. Data were analyzed using descriptive statistics, independent t-test and generalized linear regression. The mean number of steps among boys was higher when compared to girls in the physical education class (t=3.478, p<0.001, d cohen=0.62) and in the school recess (t=2.537, p<0.01; d cohen=0.45). The number of steps in physical education class was not associated with the characteristics of the school structure. In the school recess, an inverse association was found, where boys enrolled in schools with regular quality structure performed on average 208.04 (95%CI=16.44/399.65; p=0.03) steps when compared to boys enrolled in schools with good quality structure. Schools that have bigger and/or better structure do not necessarily influence adolescents in the practice of physical activity in school recess and physical education classes.en
dc.description.abstractObjetivou-se verificar a associação entre as características da estrutura da escola e a atividade física dos escolares na aula de educação física e no recreio. Estudo de associação com abordagem quantitativa. A amostra aleatória é composta por 176 escolares (71 meninos e 105 meninas) de 10 escolas estaduais de ensino médio da cidade de Passo Fundo-RS, Brasil. A atividade física foi avaliada com pedômetro, posterior a isso se calculou a média do número de passos na aula de educação física e no recreio. As características da estrutura da escola foram avaliadas por observação direta, com a ferramenta de auditoria na escola. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, test t independente e regressão linear generalizada. A média do número de passos entre os meninos foi maior quando comparados às meninas na aula de educação física (t=3,478; p<0,001; d cohen= 0,62) e no recreio (t=2,537; p<0,01; d cohen=0,45). O número de passos da aula de educação física não se associou com as características da estrutura da escola. No recreio, foi encontrada uma associação inversa, onde os meninos que estudavam nas escolas com estruturas de qualidade regular, realizaram em média 208,04 (IC 95%=16,44/399,65; p=0,03) passos a mais quando comparados aos meninos das escolas com estruturas de qualidade boa. As escolas que possuem maiores e/ou melhores estruturas, não necessariamente, infuenciam os adolescentes na prática de atividade física no recreio e na aula de educação física.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 19, n.2 (Mar./Apr. 2017), p. 164-173pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectMotor activityen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectStudent’s healthen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.titleAssociation between school structure and physical activity in physical education class and school recesspt_BR
dc.title.alternativeAssociação entre estrutura da escola com a atividade física na aula de educação física e no recreio pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001100747pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples