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dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Paulo Felipe Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2020-04-23T04:29:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207121pt_BR
dc.description.abstractA competência motora está relacionada com diversos fatores do desenvolvimento infantil e é responsável pela permanência de crianças em atividades esportivas e físicas ao longo da vida, contribuindo para elevar os níveis de aptidão física e reduzindo o IMC. Pesquisas evidenciam que crianças demonstram baixa proficiência motora em todo o mundo, e que esse quadro negativo já é considerado uma epidemia, uma vez que está associado a níveis muito baixos de atividade física. Pesquisadores têm concentrado suas ações para entender os mecanismos associados à competência motora e seus correlatos. Todavia, algumas limitações são encontradas na literatura, como, por exemplo, avaliar de forma sinérgica como as variáveis interagem e cooperam para alcançar padrões motores mais proficientes. A necessidade de entender a complexidade das relações da competência motora e correlatos justifica a proposição desta tese, que é de observar essas relações a partir de uma perspectiva teórica intitulada sistemas complexos adaptativos. Para isso, três objetivos foram propostos; primeiro objetivo (artigo 1), que foi de revisar o conceito de competência motora e as associações entre competência motora real, percebida, IMC e aptidão cardiorrespiratória em crianças. Utilizamos o método de revisão narrativa da literatura. Os resultados indicaram que o conceito de competência motora é amplo e que diversos instrumentos com diferentes construtos são utilizados para representar a competência motora, o que pode ser um fator de confusão na área do desenvolvimento motor. Foram encontradas associações entre competência motora real, percebida, IMC e aptidão cardiorrespiratória, em geral, positivas e moderadas; entretanto, não há estudos que avaliaram a sinergia dessas variáveis em um único estudo. Todos os estudos avaliaram as relações a partir de modelos lineares, correlações e regressões, assim como a maioria dos estudos utiliza o modelo conceitual proposto por Stodden e colaboradores como referência teórica. Os resultados alertaram para a necessidade da proposição de novas perspectivas teóricas que possam explicar toda a dinâmica da competência motora e seus correlatos, conduzindo ao segundo objetivo desta tese. O segundo objetivo (artigo 2) foi apresentar e discutir uma nova perspectiva teórica, intitulada sistemas complexos adaptativos (SCA), e estatística para avaliar a relação entre competência motora real e correlatos. Foram discutidos os pressupostos teóricos dos sistemas complexos adaptativos: não linearidade, feedback, auto-organização e padrão emergente. Discutimos ainda como a competência motora e correlatos pode ser compreendida a partir dessa perspectiva e a partir de análise de redes (network). As revisões narrativas conduziram à pesquisa que endereçou o objetivo principal desta tese que foi avaliar as relações entre competência motora real, percebida, IMC e aptidão cardiorrespiratória, idade e sexo em crianças de 7 a 10 anos de idade a partir de duas perspectivas teóricas e estatísticas. Num estudo descritivo, exploratório e associativo, participaram 415 crianças de ambos os sexos. Para avaliar a competência motora, utilizamos o TGMD-3, para a competência motora percebida a escala de Self-Perception Profile for Children – SPPC; a aptidão cardiorrespiratória com o teste de caminhada/corrida de 6 minutos e o IMC calculado com as medidas de massa corporal e estatura. Avaliamos as relações a partir de análises de redes, considerando a competência motora e correlatos como um SCA. Foi utilizado o programa Rstudio e avaliamos as mesmas relações a partir de modelagem de equações estruturais, considerando as relações numa perspectiva linear. O programa Mplus (Versão 8.0) foi utilizado. Os resultados indicaram que o modelo testado a partir dos sistemas complexos adaptativos foi mais informativo e é útil para entender toda a complexidade da competência motora e correlatos. As associações indicaram que a idade apresentou uma relação negativa com a habilidade de receber e positiva com a habilidade do salto com um pé. As meninas apresentaram pior desempenho nas habilidades de receber, chutar e arremesso por cima, na aptidão cardiorrespiratória e IMC. As habilidades de corrida, salto com um pé, salto horizontal, quicar e rebatida com uma mão apresentaram os maiores valores de influência esperada. As modificações nessas variáveis podem geram mudanças significativas no comportamento geral da rede. As conclusões da tese sugerem uma nova perspectiva para avaliar a competência motora e seus correlatos. Os sistemas complexos adaptativos como arcabouço teórico e a análise de redes como forma de mensuração oferecem uma contribuição original para a área de desenvolvimento motor. Ressaltamos que essa é apenas mais uma visão sobre esse fenômeno, que tem origem na contribuição de outras perscpectivas, como, por exemplo, os modelos teóricos e conceituais lineares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleCompetência motora e correlatos : um sistema complexo adaptativopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001111642pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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