A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
Fecha
2019Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como intuito pensar a prática docente a partir da construção de um comum em sala de aula. O primeiro movimento é tentar compreender como a trajetória biográfica influenciou a docência, principalmente, na constituição de um comum, enquanto pressuposto para um viver-junto. Para isso, mobiliza-se o amor como afeto, além de dois dispositivos: a atenção e a cidade. Relata-se, assim, as ferramentas experimentadas em sala de aula para a tentativa do estabelecimento desse comum. A par ...
Este trabalho tem como intuito pensar a prática docente a partir da construção de um comum em sala de aula. O primeiro movimento é tentar compreender como a trajetória biográfica influenciou a docência, principalmente, na constituição de um comum, enquanto pressuposto para um viver-junto. Para isso, mobiliza-se o amor como afeto, além de dois dispositivos: a atenção e a cidade. Relata-se, assim, as ferramentas experimentadas em sala de aula para a tentativa do estabelecimento desse comum. A partir do amor, discute-se a realização do Círculo de construção de paz, através da atenção, a prática do caderno de campo e, a partir da cidade, a realização de um mural sobre direito à cidade. Observa-se que a construção de um comum é fundamental para a ocorrência da troca pedagógica, já que a partir das condições de possibilidade criadas por ele, é possível uma aula desejada e construída por docentes e discentes. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License