Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrönstrup, Camila Bauerpt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Pedro Schillingpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:13:51Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206697pt_BR
dc.description.abstractBrincando com o formato de dramaturgia, este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de abordar o que constitui um ator-artista. Dentro do teatro temos funções muito bem estabelecidas (atores, diretores, dramaturgos e etc), mas quais são os limites entre uma função e outra? Se utilizando da mescla da realidade com a ficção que a dramaturgia permite, este trabalho reflete sobre essas limites, esses relações, a dor e o sofrimento contidos dentro de tudo isso e, ainda, qual o resultado de tudo dentro de um processo de criação ou formação de um ator. Imbuído das relações como ponto primário, se questiona o que seria “saudável” dentro do processo de formação de um ator, questionando questões como autoria e autoridade dentro do processo e a partir disso borrando os limites entre essas funções já pré-estabelecidas. Na dramaturgia encontramos um Artista que acaba de “desistir do teatro”. Dentro deste Artista, se encontram três partes que constituíram o seu fazer teatral: um Ator, um Diretor e um Dramaturgo. Os três, partes de um mesmo ser - o Artista, se reúnem para tentar descobrir quais foram os pontos da sua formação que podiam ter influenciado nessa desistência. Utilizando da dramaturgia, este trabalho personifica o que seria a multiplicidade de um ator-artista, sendo ele essa mescla de funções que existe hoje no artista teatral contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractPlaying with the dramaturgy format, this essay is intended to address what constitutes an actor-artist. Within the theater we have very well established roles (actors, directors, playwrights, etc.), but what are the boundaries between one role and another? Using the blend of reality and fiction that dramaturgy allows, this work reflects on these limits, these relationships, the pain and suffering contained within all this and, also, what is the result of everything within a process of creation or formation of an actor. Imbued with relationships as a primary point, it wonders what would be “healthy” within an actor's formation process, questioning issues such as authorship and authority within the process and thereby blurring the boundaries between these pre-established roles. Within the dramaturgy we find an artist who has just “given up on the theater”. Within this Artist are three parts that constituted his theatrical performance: an Actor, a Director, and a Playwright. The three, parts of the same being - the Artist, come together to try to find out what points of his formation could have influenced this withdrawal. Using dramaturgy, this work personifies what would be the multiplicity of an actor-artist, being this mix of functions that exists today in the contemporary theatrical artist.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheateren
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMultiplicidadept_BR
dc.subjectMultiplicityen
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectActoren
dc.subjectDiretor : Teatropt_BR
dc.subjectDirectoren
dc.subjectDramaturgopt_BR
dc.subjectPlaywrighten
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectFormation actoren
dc.subjectFormação do atorpt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.titleA Multiplicidade de um Ator-Artista : uma reflexão sobre as relações dentro de um eterno processo criativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples