Olhar o olhar : uma experiência de imagem, discursividade e lugar na fotografia
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa em fotografia e a produção de imagens na era da Fotografia Digital. Expõe o processo de construção da Fotografia P&B como critica estético-artística no momento da hiperinflação e manipulação de imagens. Discute a manipulação virtual e o processo de elaboração das fotografias P&B num regime de banalidade das imagens. A partir da poética do olhar se constrói um fluxo de interpretação visual da história com o recorte metodológico em um grupo de pesso ...
Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa em fotografia e a produção de imagens na era da Fotografia Digital. Expõe o processo de construção da Fotografia P&B como critica estético-artística no momento da hiperinflação e manipulação de imagens. Discute a manipulação virtual e o processo de elaboração das fotografias P&B num regime de banalidade das imagens. A partir da poética do olhar se constrói um fluxo de interpretação visual da história com o recorte metodológico em um grupo de pessoas negras. Estabelecemos assim a relação entre ações gráficas (Cortes-Borda-Fundo-Cor) e a implicação do olhar na resignificação da história. Para isso algumas referências utilizadas vão de Omar Victor Diop, Eugene Smith, Achille Mbembe, Merleau-Ponty á André Rouillé. A estética apresentada busca produzir um fluxo de interpretação que recoloca os temas da solidão, do espanto, do racismo e do desamparo. ...
Abstract
This paper presents the result of photography research and the production of images in the era of Digital Photography. It presents the process of constructing B&W Photography as an aesthetic-artistic critique at the moment of hyperinflation and image manipulation. It discusses the virtual manipulation and the process of elaboration of the B&W photographs in an image banality regime. From the poetics of the gaze a flow of visual interpretation of history is constructed with a methodological appr ...
This paper presents the result of photography research and the production of images in the era of Digital Photography. It presents the process of constructing B&W Photography as an aesthetic-artistic critique at the moment of hyperinflation and image manipulation. It discusses the virtual manipulation and the process of elaboration of the B&W photographs in an image banality regime. From the poetics of the gaze a flow of visual interpretation of history is constructed with a methodological approach in a group of black people. Thus we established the relationship between graphic actions (Cuts-Border-Background-Color) and the implication of the gaze in the reframing of history. For this some references used range from Omar Victor Diop, Eugene Smith, Achille Mbembe, Merleau-Ponty to André Ruille. The aesthetic presented seeks to produce a flow of interpretation that replaces the themes of loneliness, amazement, racism and helplessness. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Habilitação em Fotografia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License