Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho visa abordar a relação entre histórias em quadrinhos e ensino de história através do uso da graphic novel V de Vingança, com a qual proponho uma sequência didática para se tratar de fascismo(s) em sala de aula. Para dar base ao estudo, serão contextualizados o histórico das HQs, seu estabelecimento e processo de legitimação cultural, e vida e obra de Alan Moore, um dos principais representantes do meio e autor do quadrinho selecionado. Ademais, procura-se apresentar a relação entr ...
Este trabalho visa abordar a relação entre histórias em quadrinhos e ensino de história através do uso da graphic novel V de Vingança, com a qual proponho uma sequência didática para se tratar de fascismo(s) em sala de aula. Para dar base ao estudo, serão contextualizados o histórico das HQs, seu estabelecimento e processo de legitimação cultural, e vida e obra de Alan Moore, um dos principais representantes do meio e autor do quadrinho selecionado. Ademais, procura-se apresentar a relação entre quadrinhos, ensino e história no Brasil, e os principais preceitos da linguagem gráfico-sequencial. ...
Abstract
This work aims to approach the relationship between comics and history teaching through the use of the graphic novel V for Vendetta, with which I propose a didactic sequence to address fascism(s) in the classroom.. To support the study Will be contextualized the history of comics, their establishment and cultural legitimation process, and Alan Moore’s life and work, one of the main representatives of the medium and author of the selected comic. In addition, we seek to present the relationship b ...
This work aims to approach the relationship between comics and history teaching through the use of the graphic novel V for Vendetta, with which I propose a didactic sequence to address fascism(s) in the classroom.. To support the study Will be contextualized the history of comics, their establishment and cultural legitimation process, and Alan Moore’s life and work, one of the main representatives of the medium and author of the selected comic. In addition, we seek to present the relationship between comics, teaching and history in Brazil, and the main precepts of the sequential graphic narratives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License