A sutileza do vazio e do silêncio : aprendendo com design por subtração
dc.contributor.advisor | Vitelli, Celso | pt_BR |
dc.contributor.author | Trindade, Daniel Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T04:16:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206604 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como foco o estudo dos games - jogos digitais - mais especificamente sobre um método especifico de desenvolvimento, o Design por Subtração. Depois, relaciono esse método com o ensino dentro das escolas, mais especificamente o ensino de Arte. Acrescento aqui exemplos pontuais, como algumas práticas do estágio docente além de frases e relatos de alguns alunos. A prática em questão aconteceu em duas escolas diferentes, E.E.E.M. Baltazar de Oliveira Garcia para o ensino fundamental, 6º e 7º anos. E I.E. Dom Diogo de Souza para o ensino médio, 1º e 2º anos. Para me ajudar a pensar e construir a pesquisa e as aulas uso como base os jogos e a filosofia de design de games de Fumito Ueda, famoso por popularizar o termo Design por Subtração. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ueda, Fumito | pt_BR |
dc.subject | Design por subtração | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes | pt_BR |
dc.title | A sutileza do vazio e do silêncio : aprendendo com design por subtração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111917 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Artes Visuais (660)