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dc.contributor.advisorVitelli, Celsopt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Daniel Paulopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:16:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206604pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como foco o estudo dos games - jogos digitais - mais especificamente sobre um método especifico de desenvolvimento, o Design por Subtração. Depois, relaciono esse método com o ensino dentro das escolas, mais especificamente o ensino de Arte. Acrescento aqui exemplos pontuais, como algumas práticas do estágio docente além de frases e relatos de alguns alunos. A prática em questão aconteceu em duas escolas diferentes, E.E.E.M. Baltazar de Oliveira Garcia para o ensino fundamental, 6º e 7º anos. E I.E. Dom Diogo de Souza para o ensino médio, 1º e 2º anos. Para me ajudar a pensar e construir a pesquisa e as aulas uso como base os jogos e a filosofia de design de games de Fumito Ueda, famoso por popularizar o termo Design por Subtração.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUeda, Fumitopt_BR
dc.subjectDesign por subtraçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.titleA sutileza do vazio e do silêncio : aprendendo com design por subtraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111917pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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