A sutileza do vazio e do silêncio : aprendendo com design por subtração
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Essa pesquisa tem como foco o estudo dos games - jogos digitais - mais especificamente sobre um método especifico de desenvolvimento, o Design por Subtração. Depois, relaciono esse método com o ensino dentro das escolas, mais especificamente o ensino de Arte. Acrescento aqui exemplos pontuais, como algumas práticas do estágio docente além de frases e relatos de alguns alunos. A prática em questão aconteceu em duas escolas diferentes, E.E.E.M. Baltazar de Oliveira Garcia para o ensino fundamenta ...
Essa pesquisa tem como foco o estudo dos games - jogos digitais - mais especificamente sobre um método especifico de desenvolvimento, o Design por Subtração. Depois, relaciono esse método com o ensino dentro das escolas, mais especificamente o ensino de Arte. Acrescento aqui exemplos pontuais, como algumas práticas do estágio docente além de frases e relatos de alguns alunos. A prática em questão aconteceu em duas escolas diferentes, E.E.E.M. Baltazar de Oliveira Garcia para o ensino fundamental, 6º e 7º anos. E I.E. Dom Diogo de Souza para o ensino médio, 1º e 2º anos. Para me ajudar a pensar e construir a pesquisa e as aulas uso como base os jogos e a filosofia de design de games de Fumito Ueda, famoso por popularizar o termo Design por Subtração. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License