Efeitos da razão de compressão em motores do ciclo de dois-tempos alimentados com diferentes misturas de etanol e gasolina
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho trata de um estudo experimental que investiga a influência da razão de compressão no desempenho e emissões em motores de ignição por centelha alimentados com misturas de gasolina com 0%, 27,5% e 40% de etanol. O motor estudado do ciclo Otto de dois-tempos, monocilíndrico, arrefecido a ar e lavagem do tipo Schnuerle com compressão via cárter foi testado em uma bancada dinamométrica variando a rotação de 5000 rpm a 12000 rpm. Quatro razões de compressão foram investigadas: 8,7 ...
O presente trabalho trata de um estudo experimental que investiga a influência da razão de compressão no desempenho e emissões em motores de ignição por centelha alimentados com misturas de gasolina com 0%, 27,5% e 40% de etanol. O motor estudado do ciclo Otto de dois-tempos, monocilíndrico, arrefecido a ar e lavagem do tipo Schnuerle com compressão via cárter foi testado em uma bancada dinamométrica variando a rotação de 5000 rpm a 12000 rpm. Quatro razões de compressão foram investigadas: 8,7:1; 10,4:1; 11,8:1 e 13,3:1. Os parâmetros avaliados foram potência útil, consumo específico de combustível e emissões de CO, CO2, HC e NOx. Os resultados mostram que o aumento da razão de compressão efetiva melhora o desempenho e reduz as emissões para os combustíveis testados em todo o intervalo de medição. ...
Abstract
The present work is an experimental study that investigates the influence of the compression ratio on performance and emissions in spark ignition engines powered by gasoline blends with 0%, 27,5% and 40% ethanol. The two-stroke Otto cycle, one cylinder, air-cooled and Schnuerle scavenging with crankcase compression was tested on a dynamometer bench varying the speed range from 5000 rpm to 12000 rpm. Four effective compression ratios were investigated: 8,7:1; 10,4:1; 11,8:1 and 13,3:1. The param ...
The present work is an experimental study that investigates the influence of the compression ratio on performance and emissions in spark ignition engines powered by gasoline blends with 0%, 27,5% and 40% ethanol. The two-stroke Otto cycle, one cylinder, air-cooled and Schnuerle scavenging with crankcase compression was tested on a dynamometer bench varying the speed range from 5000 rpm to 12000 rpm. Four effective compression ratios were investigated: 8,7:1; 10,4:1; 11,8:1 and 13,3:1. The parameters evaluated were brake power, specific fuel consumption and CO, CO2, HC and NOx emissions. The results show that the increase in the effective compression ratio improves performance and reduces emissions for fuels tested through the measurement range. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License