Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Celia Maria Soares Gomes dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMatheus, Thiago Alexandre Melopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-28T04:05:43Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206294pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we analyse the achievement of college students in an introductory experimental physics course in electromagnetism. Such analysis w as carried out in the light of Vergnaud’s conceptual fields theory. In order to do this, we p repared problematic situations and instructional materials designed to promote meaningful learning o f physics concepts and problem solving in the context of the didactical laboratory in which class es of such a course took place. The evidence gathered in the study suggested that, in fact, the mastering of a conceptual field is a long run activ ity that must be carried out in cycles or stages, impro ving the methodology and instructional materials according to students’ progress in such a field of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2005) p. 61-72pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimental problem-situationsen
dc.subjectEsquemas conceituaispt_BR
dc.subjectCnceptual fieldsen
dc.subjectFísica experimentalpt_BR
dc.subjectKnowledge-in-actionen
dc.subjectElectromagnetismen
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleA resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-açãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000573491pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples