A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
dc.contributor.author | Sousa, Celia Maria Soares Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Matheus, Thiago Alexandre Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T04:05:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-5104 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206294 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper we analyse the achievement of college students in an introductory experimental physics course in electromagnetism. Such analysis w as carried out in the light of Vergnaud’s conceptual fields theory. In order to do this, we p repared problematic situations and instructional materials designed to promote meaningful learning o f physics concepts and problem solving in the context of the didactical laboratory in which class es of such a course took place. The evidence gathered in the study suggested that, in fact, the mastering of a conceptual field is a long run activ ity that must be carried out in cycles or stages, impro ving the methodology and instructional materials according to students’ progress in such a field of knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2005) p. 61-72 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Experimental problem-situations | en |
dc.subject | Esquemas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Cnceptual fields | en |
dc.subject | Física experimental | pt_BR |
dc.subject | Knowledge-in-action | en |
dc.subject | Electromagnetism | en |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000573491 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Exatas e da Terra (6257)