A arte e a educação em jogo : colaboratividade na produção de um jogo digital
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a reflexão do processo criativo de desenvolvimento de jogos digitais em sala de aula em jovens com altas habilidades. Ao concluir o curso de Licenciatura de Artes Visuais, imaginei a produção de jogo digital como um processo poético e artístico, buscando um ensino colaborativo. A oficina de jogos digitais ocorreu em uma escola municipal, com estudantes de 11 a 16 anos. Juntamente com colegas, foram desenvolvidos processos para criação de protó ...
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a reflexão do processo criativo de desenvolvimento de jogos digitais em sala de aula em jovens com altas habilidades. Ao concluir o curso de Licenciatura de Artes Visuais, imaginei a produção de jogo digital como um processo poético e artístico, buscando um ensino colaborativo. A oficina de jogos digitais ocorreu em uma escola municipal, com estudantes de 11 a 16 anos. Juntamente com colegas, foram desenvolvidos processos para criação de protótipos de jogos digitais a partir de interesses dos estudantes construídos em dois grandes grupos. Através de atividades que instiguem suas capacidades e habilidades individuais e artísticas, matemáticas e comunicação. Na proposta inicial, cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto do jogo de plataforma, criação de um roteiro da história e o desenvolvimento inicial de ao menos uma fase do jogo. Quanto aos métodos de pesquisa, foram usados conceitos de interdisciplinaridade e o ensino colaborativo conforme consta na legislação. Os conceitos de jogo utilizado neste trabalho são os apresentados por Johan Huizinga, Roger Caillois, Arlete dos Santos Petry e acerca das definições de mídias digitais e de jogo de Paula Mastroberti. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
