Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorBackes, Diego Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:20:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206195pt_BR
dc.description.abstractAtravés do crescimento do empreendedorismo no Brasil e no mundo há um consequente crescimento no que tange a respeito do desenvolvimento de novos negócios e/ou atividades para suprir necessidades e demandas. Porém, para aqueles que desejam entrar neste mercado, é fundamental uma análise minuciosa acerca da real viabilidade econômico-financeira do negócio ou atividade que se pretende investir. Para isso, faz-se necessário elaborar um planejamento, detalhando todos os aspectos que envolvem o negócio que de alguma maneira possam interferir positivamente ou negativamente para o resultado, tais como: ramo de atuação, segmento, missão, visão, concorrência, fornecedores, estratégias de preço e marketing, plano de produção e financeiro. Entretanto, a maioria dos empreendedores acaba não cumprindo esta etapa pré-operacional que é de relevante importância, principalmente para que se possa, através dos dados levantados nesta etapa, verificar a real viabilidade econômicofinanceira do negócio e/ou atividade. A partir deste panorama, este estudo busca identificar quais as ferramentas extraídas da Contabilidade Gerencial podem colaborar com o empreendedor não só na elaboração de seu planejamento, mas principalmente na verificação de viabilidade econômico-financeira do negócio pretendido. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo de caso, visando aplicar de forma prática os conceitos teóricos levantados na pesquisa, através de uma abordagem qualitativa. Com isso, verifica-se que a Contabilidade Gerencial, com as devidas adaptações, pode servir como uma técnica estratégica alternativa para gestão de novos negócios, fornecendo informações e ferramentas gerenciais, e assim, colaborando de forma eficiente no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThrough the growth of entrepreneurship in Brazil and in the world there is a consequent increase in the terms regarding the new businesses development and / or activities to meet needs and demands. However, for those wishing to enter this market, it is imperative that a thorough analysis about the real economic and financial viability of the business or activity that you want to invest. For this, it is necessary to draw up a plan, detailing all aspects involving the business that somehow may interfere positively or negatively to the results, such as: business segment, segment, mission, vision, competition, suppliers, price strategies and marketing, production and financial plan. However, most entrepreneurs do not end up fulfilling this pre-operational stage which has a significant importance, especially so that you can, through the data collected in this step, verify the real economic and financial viability of the business and / or activity. From this framework, this study seeks to identify which tools drawn from Managerial Accounting can work with the entrepreneur, not only in developing their planning, but also on checking economic feasibility of the intended business. To achieve this goal, we conducted a study case in order to practically apply the theoretical concepts raised in the research through a qualitative approach. So, it appears that management accounting with the necessary adaptations, can serve as an alternative strategic technique for managing new business by providing information and management tools, and thus, efficiently collaborating in the development and maintenance of small businesses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement Accountingen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectInformation and management toolsen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEconomic and financial viabilityen
dc.titleContabilidade gerencial como instrumento na construção e manutenção de novos negóciospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples