Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrito, Lélio Antonio Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorPassos, Paulo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T04:09:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206078pt_BR
dc.description.abstractO atrito entre a superfície do pavimento e o pneu do veículo pode ocorrer de duas diferentes maneiras, quais sejam: longitudinal e transversal. O presente estudo se refere à segunda situação, cuja aplicação está relacionada com a trajetória correta de curvas dos veículos, evitando derrapagem e tombamentos. A determinação deste parâmetro, também chamado de atrito lateral (side friction), é alcançada a partir de ensaios de textura homologados, tanto de macro quanto de microtextura. A aplicação de correlações normatizadas entre os parâmetros de campo e os coeficientes fundamentais, permitem a determinação do índice de atrito internacional, referido como side friction, necessários à definição da geometria de curvas, que no Brasil se baseiam em estudos internacionais adaptados, para definição do raio mínimo, superelevação e a velocidade de projeto. O presente estudo, após realizar o equacionamento, apresentou um valor de coeficiente de atrito lateral demandado para a realização segura da curva de 0,129, demonstrando que a superelevação existente permite condições adequadas de aderência pneu pavimento. Essa condição é válida quando respeitada a velocidade de projeto calculada, bem como tendo o raio da curva superando o raio mínimo normativo para a rodovia de Classe II, montanhosa. Os ensaios de atrito e textura de uma faixa de rolamento possibilitaram a validação das correlações das normas,bem como a comparação da norma vigente com a anterior, confirmando que ensaios de Mancha de Areia e os ensaios realizados com equipamentos como o Pêndulo Britânico resultam em parâmetros cuja manipulação algébrica permite que se encontre o side friction através do International Friction Index (IFI).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectSide frictionen
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.titleEstudo sobre a influência das condições do pavimento no coeficiente de atrito lateral de curvas horizontais - estudo de caso da curva do km 46 da ERS-122pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.identifier.nrb001112228pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples