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dc.contributor.advisorFan, Fernando Mainardipt_BR
dc.contributor.advisorMasuero, Joao Ricardopt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Sibeli de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T04:08:12Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206049pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo avaliar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (comumente conhecida como Problem-Based Learning ou simplesmente PBL) como ferramenta para atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia, aprovadas em abril de 2019. Com o voluntariado de alguns alunos de engenharia da UFRGS, foi possível realizar um experimento para comparar a metodologia ativa de ensino PBL com as aulas expositivas comumente ministradas nas Instituições de Ensino Superior em Engenharia. Os voluntários foram divididos em turmas conforme disponibilidade dos mesmos e critérios que tinham por objetivo fazer das duas turmas as mais homogêneas possível. Abordando dois conteúdos auto-contidos presentes na súmula de Diagnóstico e Controle de Impactos Ambientais, disciplina obrigatória dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e Ambiental, e garantindo que nenhum voluntário tivesse cursado ou estivesse cursando a cadeira, o primeiro conteúdo foi ministrado com uma abordagem diferente (PBL e expositiva) em cada turma, invertendo-se a abordagem para o segundo conteúdo. Ao final de cada aula, os alunos foram submetidos a questionários de validação do conhecimento e de percepção sobre a experiência de aprendizagem. Os dados coletados e avaliados apresentaram vantagem da abordagem PBL tanto no que diz respeito ao conhecimento adquirido quanto nas habilidades desenvolvidas durante a aula. Ainda, mostrou como o uso de celulares e smartphones durante a aplicação do PBL pode contribuir para a construção do conhecimento de forma autônoma por parte dos alunos e trouxe à luz a possibilidade de montar uma aula PBL a partir da simplificação da apresentação já preparada para a aula expositiva.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the application of Problem-Based Learning as a tool to comply with the new National Curriculum Guidelines for Engineering courses, approved in April 2019. With the volunteering of some UFRGS engineering students, it was possible to perform an experiment to compare the active methodology PBL with the classes commonly taught in engineering higher education institutions. The volunteers were split into classes according to their availability and criteria that aimed to make the two classes as homogeneous as possible. Two self-contained matters were taught, both present in Diagnóstico e Controle de Impactos Ambientais summary, a compulsory course from Civil, Water and Environmental Engineering. Ensuring that no volunteer had attended or were attending this course, the first content was taught with a different approach (PBL and exhibiting) in each class, reversing the approach to the second content. At the end, students done tests to knowledge validation and to pick up their perception of learning experience. The data collected and evaluated presented an advantage of PBL regarding both acquired knowledge and skills developed during the class. Furthermore, it showed how the use of smartphones during the application of PBL can contribute to the autonomous knowledge construction by students, also pointing out the possibility of arranging a PBL class by simplifying the presentation already prepared for the lecture-based learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem-based learningen
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEngineering educationen
dc.titleComparação entre aula expositiva e aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de conceitos e competências na engenhariapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112301pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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