Comparação entre aula expositiva e aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de conceitos e competências na engenharia
dc.contributor.advisor | Fan, Fernando Mainardi | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Masuero, Joao Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneider, Sibeli de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T04:08:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206049 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (comumente conhecida como Problem-Based Learning ou simplesmente PBL) como ferramenta para atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia, aprovadas em abril de 2019. Com o voluntariado de alguns alunos de engenharia da UFRGS, foi possível realizar um experimento para comparar a metodologia ativa de ensino PBL com as aulas expositivas comumente ministradas nas Instituições de Ensino Superior em Engenharia. Os voluntários foram divididos em turmas conforme disponibilidade dos mesmos e critérios que tinham por objetivo fazer das duas turmas as mais homogêneas possível. Abordando dois conteúdos auto-contidos presentes na súmula de Diagnóstico e Controle de Impactos Ambientais, disciplina obrigatória dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e Ambiental, e garantindo que nenhum voluntário tivesse cursado ou estivesse cursando a cadeira, o primeiro conteúdo foi ministrado com uma abordagem diferente (PBL e expositiva) em cada turma, invertendo-se a abordagem para o segundo conteúdo. Ao final de cada aula, os alunos foram submetidos a questionários de validação do conhecimento e de percepção sobre a experiência de aprendizagem. Os dados coletados e avaliados apresentaram vantagem da abordagem PBL tanto no que diz respeito ao conhecimento adquirido quanto nas habilidades desenvolvidas durante a aula. Ainda, mostrou como o uso de celulares e smartphones durante a aplicação do PBL pode contribuir para a construção do conhecimento de forma autônoma por parte dos alunos e trouxe à luz a possibilidade de montar uma aula PBL a partir da simplificação da apresentação já preparada para a aula expositiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to evaluate the application of Problem-Based Learning as a tool to comply with the new National Curriculum Guidelines for Engineering courses, approved in April 2019. With the volunteering of some UFRGS engineering students, it was possible to perform an experiment to compare the active methodology PBL with the classes commonly taught in engineering higher education institutions. The volunteers were split into classes according to their availability and criteria that aimed to make the two classes as homogeneous as possible. Two self-contained matters were taught, both present in Diagnóstico e Controle de Impactos Ambientais summary, a compulsory course from Civil, Water and Environmental Engineering. Ensuring that no volunteer had attended or were attending this course, the first content was taught with a different approach (PBL and exhibiting) in each class, reversing the approach to the second content. At the end, students done tests to knowledge validation and to pick up their perception of learning experience. The data collected and evaluated presented an advantage of PBL regarding both acquired knowledge and skills developed during the class. Furthermore, it showed how the use of smartphones during the application of PBL can contribute to the autonomous knowledge construction by students, also pointing out the possibility of arranging a PBL class by simplifying the presentation already prepared for the lecture-based learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Problem-based learning | en |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Engineering education | en |
dc.title | Comparação entre aula expositiva e aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de conceitos e competências na engenharia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112301 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5894)